Opel comemora os 50 anos do Rekord D - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Opel comemora os 50 anos do Rekord D

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
07/10/2021
in Atualidade, Destaques
A A
Opel comemora os 50 anos do Rekord D

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O Opel Rekord D, que celebra o 50º aniversário em janeiro de 2022, herdou um sucesso difícil de replicar. O seu antecessor direto tinha alcançado mais de 1,2 milhões de unidades produzidas, o equivalente a um oitavo de todos os automóveis produzidos pela Opel ao longo de 70 anos.

Este facto, tal como mencionado num comunicado de imprensa da Opel da época, era a prova de que o mercado “não podia dar-se ao luxo de perder um automóvel como o Rekord”. O papel decisivo que desempenhou no mercado automóvel seria, portanto, transferido para o seu jovem sucessor, que entrou em produção em dezembro de 1971.

O Rekord D já tinha, com efeito, o caminho aberto, mas isso não o impediu de tomar a sua própria direcção. Por exemplo, em contraste com o Rekord C, cujo formato “garrafa de Coca-Cola” junto ao pilar C, era influenciado pela linguagem de design dos seus irmãos norte-americanos, o novo ‘design’ tinha características europeias. Linhas claras e funcionais, superfícies lisas, assim como janelas de grandes dimensões e uma linha de cintura baixa, definiram o estilo exterior intemporal. “O Rekord D chega ao mercado com a mesma atitude de frescura e boa disposição que um convidado irreverente imprime a uma festa”, destacava-se nesse ‘press kit’.

Tal como a geração anterior, o Rekord D estava disponível em três formatos de carroçaria: a clássica berlina, com duas ou quatro portas, um coupé desportivo e uma carrinha Caravan, de três ou cinco portas. Para clientes profissionais, na melhor tradição do lendário modelo ‘Schnelllieferwagen’ dos anos 50 e 60, a Opel propunha também a carrinha Rekord em versão comercial (uma Caravan de três portas sem janelas laterais traseiras).

Related Post

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025

Os motores a gasolina do Rekord D foram desenvolvidos a partir dos comprovados blocos de quatro cilindros com árvore de cames à cabeça (‘camshaft-in-head,’ CIH), cuja produção já tinha ultrapassado dois milhões de unidades na altura do lançamento do modelo. A motorização base era um bloco de 1,7 litros com 66 cv, seguindo-se a motorização S com 83 cv e o bloco de 1,9 litros com 97 cv.

Além disso, o Rekord D foi também o primeiro modelo de passageiros Opel a chegar ao mercado com um motor Diesel. Lançado em setembro de 1972, vinha equipado com a versão de produção de um motor recordista mundial: o bloco Diesel de 95 cv, com turbo e câmara de turbulência, tinha feito a sua estreia em junho do mesmo ano num protótipo, o Opel GT Diesel, com a sua carroçaria de aerodinâmica otimizada, estabelecendo 18 recordes internacionais e dois recordes mundiais na pista de testes da Opel, em Dudenhofen.

No Rekord, o novo motor debitava 60 cv, consumia uma média de 8,7 litros de gasóleo por cada 100 quilómetros e alcançava uma velocidade máxima de 135 km/h. O Opel Rekord 2100 D era facilmente reconhecido pela protuberância no capô: devido à árvore de cames à cabeça e às modificações na cabeça, o motor Diesel era mais alto do que os motores a gasolina.

A partir de março de 1972, o Commodore B colocou a gama um patamar acima, colmatando a brecha entre o Rekord e o Admiral e o Diplomat, posicionados claramente acima. O Commodore B partilha as formas da sua carroçaria com o Rekord, mas apresentava uma dotação de equipamento mais luxuosa e estava apenas disponível com motores de seis cilindros.

Os desenvolvimentos técnicos foram rápidos: ao Commodore S 2.5 de 115 cv sucedeu o GS de 130 cv, seguindo-se o GS de 2,8 litros com carburador duplo e 142 cv; por fim, em setembro de 1972, entrou em cena o topo de gama Commodore GS/E. O motor de 2,8 litros e 160 cv com injeção eletrónica de combustível, permitia um desempenho impressionante.

O coupé podia atingir uma velocidade máxima de 200 km/h, e a berlina de quatro portas chegava aos 195 km/h. “O GS/E destina-se aos apreciadores de modelos de turismo potentes que gostam de percorrer longas distâncias a velocidades mais elevadas”, afirmava, então, a Opel.

Nesse sentido, não foi surpresa ver o Commodore GS/E a ser utilizado em competição, tanto em pista como nos ralis. Em 1973, o jovem Walter Röhrl estreou-se em competição num Opel, no Rally de Monte Carlo, tendo até sido bem-sucedido, embora a falta de homologação tenha colocado o Commodore GS/E coupé, preparado pela Irmscher, a competir em Grupo 2 destinado a veículos modificados.

Contudo, os maiores sucessos do Commodore e do Rekord foram alcançados fora dos circuitos ou dos troços cronometrados. No início de setembro de 1976, saiu da linha de produção uma berlina Rekord D, de cor dourada, ostentando, pela segundo vez na história do modelo, o número “um milhão”, confirmando a ideia de que o mercado “precisa mesmo do Rekord”, tal como a Opel tinha declarado aquando do lançamento em 1972.

Para assinalar a proeza, foi lançada no mercado uma edição limitada da versão especial ‘Milionaire’, com motorização S 2.0 de 100 cv e equipamento ‘Berlina’. Quando se deu lançamento da última geração Rekord, em setembro de 1977, tinham sido produzidas, na linha de montagem de Rüsselsheim, nada menos de 1.128.196 unidades Rekord D e 140.827 unidades Commodore.

 

Tags: Opel Rekord D
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda
Atualidade

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Xiaomi
Atualidade

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono
Atualidade

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Next Post
Volvo dá início à produção do C40 Recharge

Volvo dá início à produção do C40 Recharge

Honda explica funcionamento do motor híbrido do novo HR-V

Honda explica funcionamento do motor híbrido do novo HR-V

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025
Renault e Nissan reajustam a sua aliança

5 anos bastaram. Luca de Meo deixa o Grupo Renault

15/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version