O verdadeiro inimigo da bateria do seu carro elétrico (e não é o Ar Condicionado) - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


O verdadeiro inimigo da bateria do seu carro elétrico (e não é o Ar Condicionado)

Vitor Mendes by Vitor Mendes
05/07/2025
in Atualidade, Destaques
A A
carro elétrico estudo

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Novo estudo revela o verdadeiro inimigo da bateria do seu carro elétrico (e não é o Ar Condicionado)

Os veículos elétricos (VE) já são uma realidade incontornável nas nossas estradas, mas alguns mitos teimam em persistir, especialmente sobre o desempenho de um carro elétrico em condições extremas. Ouvimos falar de baterias que morrem no frio polar, deixando condutores encalhados, ou do terror de ligar o ar condicionado (AC) no verão, com medo que devore a preciosa autonomia. A verdade, revelada por um estudo recente, é mais subtil – e aponta o dedo a um culpado bem diferente.

Contrariando a crença popular, o maior consumidor de bateria num elétrico, especialmente em dias quentes, não é o sistema de climatização, mas sim… a velocidade a que conduz. É isso mesmo: o seu pé direito no acelerador tem um impacto muito maior na autonomia do que ligar o AC para se refrescar.

Related Post

renault

Como a Renault quer usar DRONES como heróis a partir de carros elétricos

05/07/2025
carros novos Portugal

15 Carros Novos por MENOS de 20.000€

05/07/2025
Ferrari

Batalha judicial por nome histórico da Ferrari durou 10 anos

04/07/2025
Diesel

Marcas da Stellantis vão reembolsar reparações em motores Diesel

04/07/2025

Desmontando os Mitos

Inverno: A ideia de que os VE morrem mais depressa no frio que os carros a combustão é exagerada. Um VE consegue aquecer o habitáculo de forma muito mais eficiente do que um carro tradicional (que desperdiça grande parte do calor do motor). É mais provável um carro a gasóleo ficar sem combustível a tentar aquecer o habitáculo do que um VE esgotar a bateria pelo mesmo motivo.

Verão: O medo de não poder usar o AC para não descarregar a bateria também é infundado. Os VE permitem até uma vantagem crucial: o pré-arrefecimento programado enquanto ainda estão ligados à corrente. Assim, o habitáculo atinge a temperatura ideal usando energia da rede, poupando a bateria. E mesmo em andamento, o consumo do AC é significativamente menor do que muitos imaginam.

Estudo confirma: Velocidade é o vilão

A Geotab, líder global em soluções de veículos conectados, analisou dados de mais de três milhões de viagens de VE, focando-se em sedans e furgonetas ligeiras. As conclusões são claras:

O impacto da velocidade é esmagador: Mesmo aumentos moderados de velocidade resultam em perdas substanciais de autonomia. A resistência aerodinâmica aumenta exponencialmente com a velocidade, exigindo muito mais energia da bateria.

O AC é um consumidor menor: Embora o consumo do ar condicionado seja mais visível a baixas velocidades (onde o arrasto aerodinâmico é mínimo), o seu impacto global na autonomia, especialmente em viagens longas, é muito inferior ao da velocidade.

Exemplos práticos (Baseados numa bateria de 65 kWh):

Furgão ligeiro:

80 km/h (50 mph) a 30°C (86°F) com AC: ~230 km de autonomia

96 km/h (60 mph): ~195 km

113 km/h (70 mph): ~166 km

129 km/h (80 mph): ~142 km

Queda de autonomia entre 80 km/h e 129 km/h: 38%!

Berlina (mais aerodinâmico):

80 km/h (50 mph) a 30°C (86°F): ~446 km

96 km/h (60 mph): ~404 km

113 km/h (70 mph): ~364 km

129 km/h (80 mph): ~322 km

Queda de autonomia entre 80 km/h e 129 km/h: 28%

Fonte: Autoevolution

Leia também: Como a Renault quer usar DRONES como heróis a partir de carros elétricos

Tags: carros elétricos
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

renault
Atualidade

Como a Renault quer usar DRONES como heróis a partir de carros elétricos

by Vitor Mendes
05/07/2025
carros novos Portugal
Atualidade

15 Carros Novos por MENOS de 20.000€

by Vitor Mendes
05/07/2025
Ferrari
Atualidade

Batalha judicial por nome histórico da Ferrari durou 10 anos

by Vitor Mendes
04/07/2025
  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
carro elétrico estudo

O verdadeiro inimigo da bateria do seu carro elétrico (e não é o Ar Condicionado)

05/07/2025
renault

Como a Renault quer usar DRONES como heróis a partir de carros elétricos

05/07/2025
carros novos Portugal

15 Carros Novos por MENOS de 20.000€

05/07/2025
Ferrari

Batalha judicial por nome histórico da Ferrari durou 10 anos

04/07/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version