O novo Bugatti Tourbillon tem algo em comum com alguns Citroën - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


O novo Bugatti Tourbillon tem algo em comum com alguns Citroën

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
02/07/2024
in Atualidade, Destaques
A A
O novo Bugatti Tourbillon tem algo em comum com alguns Citroën

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O Bugatti Tourbillon tem sido notícia há dias pelos seus próprios méritos. Os seus 1.800 CV ou o seu novo chassis monocoque tornam-no extremamente rápido, incrivelmente caro e uma raridade, uma vez que a sua produção é limitada.

No entanto, vamos agora falar-lhe de um ponto muito curioso. Trata-se de um elemento que partilha com modelos mais antigos da Citroën. Sim, o novo hipercarro de Molsheim tem um interior com o centro do volante fixo, tal como o C4 lançado há cerca de 20 anos. Pode vê-lo no vídeo em anexo.
Se bem se lembra, no compacto gaulês, apenas o aro rodava, enquanto a parte central permanecia fixa.


A ideia era que todos os botões estivessem sempre na mesma posição, mesmo que o condutor se virasse para a direita ou para a esquerda. Não só os botões, mas também as luzes de aviso relacionadas com os faróis. A Citroën incorporou esta disposição invulgar noutros automóveis, como o C4 Picasso e o C5. No entanto, a ideia acabou por ser abandonada. Duas décadas mais tarde, outro fabricante francês de nível muito superior levou a ideia a um nível totalmente novo.

Desenvolvido em conjunto pela Bugatti e por relojoeiros suíços, o painel de instrumentos em titânio está numa posição fixa. Desta forma, o condutor tem sempre uma visão desobstruída dos magníficos mostradores.
O tacómetro de 10.000 rpm e o velocímetro de 550 km/h são sempre visíveis através do aro grosso do volante. O painel de instrumentos é essencialmente analógico, à exceção de um pequeno mostrador que indica a velocidade e a mudança da caixa automática de dupla embraiagem de oito velocidades.
Embora o volante fixo esteja sobretudo associado à Citroën e a Bugatti o tenha trazido de volta à ribalta, a ideia não nasceu em França. Se se recordar, o Maserati Boomerang de 1972 da Italdesign tinha uma solução semelhante, embora esse protótipo tivesse uma ligação francesa especial, uma vez que os mostradores e os interruptores eram provenientes de um Citroën SM, porque a empresa do duplo chevron foi proprietária da Maserati entre 1968 e 1975.
Depois, há a Koenigsegg e o seu Jesko, recentemente reformado: o volante inclui um ecrã giroscópico, pelo que o indicador roda em sincronia, assegurando que a informação se mantém sempre na horizontal.

Related Post

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
Tags: Bugatti TourbillonCitroën C4
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros
Atualidade

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6
Atualidade

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla
Atualidade

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Next Post
Citroën ë-C3 – Preço de arromba promete “mexer” no segmento

Citroën ë-C3 - Preço de arromba promete "mexer" no segmento

Epitome é o primeiro Pagani Huayra com caixa de velocidades manual

Epitome é o primeiro Pagani Huayra com caixa de velocidades manual

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

Este Subaru Impreza custa mais de 800 mil euros

11/08/2025
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version