Num panorama automóvel cada vez mais dominado por SUVs, a silhueta baixa e dinâmica do carro tradicional resiste. A Opel reforça-o com o relançamento do Astra, disponível nas carroçarias hatchback e carrinha, com uma nova frente iluminada.
A mudança mais visível está, então, na dianteira, onde uma nova barra de luz, interrompida pelo emblemático blitz, também iluminado, moderniza todo o visual. Mais do que um mero exercício de estilo, esta intervenção serve de moldura para o verdadeiro destaque tecnológico: os faróis Intelli-Lux HD. Esta evolução do sistema adaptativo e anti-ofuscante utiliza mais de 50.000 elementos individuais para modular a luz com extrema precisão e velocidade, garantindo uma iluminação potente da via sem incomodar os outros condutores. A marca de Rüsselsheim acrescenta que estes faróis melhoram a visibilidade lateral em curva, reduzem automaticamente os reflexos em sinalética rodoviária e adaptam-se a condições de piso molhado.

No interior, o cockpit familiar recebe um aprimoramento focado no conforto. Os novos bancos de série, batizados Intelli-Seats, apresentam um recesso central para alívio da pressão na zona do cóccix e os seus revestimentos são produzidos a partir de materiais 100% reciclados. Como opção, estão disponíveis assentos com função massagem, memória de posições e apoio lombar eletropneumático.

A nível mecânico, a gama mantém as conhecidas opções de motores de combustão e híbridos. No entanto, a Opel destaca os progressos na versão totalmente elétrica. Graças a uma bateria ligeiramente maior (55.4 kWh de capacidade útil), a autonomia WLTP aumenta para os 454 quilómetros, um ganho relevante para o dia a dia. A novidade funcional mais prática é a introdução da tecnologia Vehicle-to-Load (V2L), que permite utilizar a bateria do carro para alimentar dispositivos externos, como bicicletas elétricas.
O Astra renovado, nas suas duas carroçarias, terá a sua estreia pública no Salão Automóvel de Bruxelas, que abre portas a 9 de janeiro de 2026.

















