Após a apresentação do novo GLC, o primeiro Mercedes-Benz construído sobre a plataforma de veículos elétricos MB.EA (Mercedes-Benz Electric Architecture), a marca germânica está já a trabalhar em novos modelos 100% elétricos, entre os quais o novo Classe E.
Já se sabe que o novo Classe E com tecnologia EQ, como será oficialmente chamado, deverá ser apresentado no final de 2026 e vai chegar ao mercado em 2027.
Os protótipos do novo modelo que já estão a ser sujeitos a testes dinâmicos, foram apanhados recentemente pelo “Autoevolution” e as imagens reveladas nas redes sociais, mostram que o Classe E elétrico segue os passos do novo Classe C totalmente elétrico, que também está em desenvolvimento.
The 2028 Mercedes-Benz E-Class with EQ Technology has been spied testing for the very first time with heavy design inspiration from the smaller C-Class. In addition, the sedan will sit on top of the automaker’s scalable MB.EA platform and feature L2++ and L3 Highway capabilities. pic.twitter.com/sx2kar3xb9
— GearheadCole ⚙️ (@cole_marzen) October 27, 2025
No entanto, num olhar mais atento as imagens agora reveladas é notório que existem algumas mudanças, incluindo nos puxadores das portas que apresentam uma imagem tradicional e retrovisores exteriores localizados na base da coluna A. O Classe E também é mais longo e parece ter uma linha de cintura mais reta.
Apesar da camuflagem já se sabe que os modelos totalmente elétricos da Mercedes apresentarão o novo design da grelha, agora chamada Iconic Grille, que mistura tradição e modernidade, com iluminação integrada. Este design visa ser o principal elemento visual que distingue os automóveis elétricos da marca dos modelos com motor a combustão que continuarão a ser comercializados.
Os detalhes técnicos do novo Classe E totalmente elétrico ainda não são conhecidos, mas é provável herdar muitos elementos do novo GLC EQ, o que inclui um sistema elétrico de 800 volts que permite carregamento ultrarrápido, uma transmissão de duas velocidades que contribui para aumentar a eficiência e o desempenho, além do sistema de suspensão a ar utilizado pelo Classe S.
Quanto à motorização tudo aponta para que o novo Classe E elétrico apresente a mesma configuração do GLC EQ atual, ou seja, dois motores que entregam cerca de 500 cv e uma enorme bateria de 94 kWh, que proporciona uma autonomia de até 653 km, que no caso do Classe E pode ser maior devido à sua aerodinâmica.
Leia também:
 
			
















