Novo hipercarro italiano chama-se Giamaro Katla e tem... 2157 CV - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Novo hipercarro italiano chama-se Giamaro Katla e tem… 2157 CV

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
23/05/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Novo hipercarro italiano chama-se Giamaro Katla e tem… 2157 CV

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O chamado Vale do Motor, localizado em Itália, não para de nos surpreender. Lá, onde convivem legados históricos e oficinas de excelência, às vezes nascem novas realidades com projetos realmente interessantes, sobretudo num período histórico como o atual.

GiamaroÉ precisamente o caso da Giamaro Automobili, uma nova marca italiana voltada para os hipercarros que, após vários teasers, revelou o seu primeiro projeto: um supercarro com o nome de Katla, ou seja, o de um vulcão islandês, o mais temido da Europa.

Giamaro
Impulsionado por um V12 com quatro turbocompressores desenvolvidos inteiramente em casa, é capaz, no modo de condução mais extremo, de atingir mais de 2.100 CV (já testado no banco de potência).
O design do Giamaro Katla, segundo a empresa, deve-se a uma decisão técnica. Toda a carroçaria foi projetada em torno do grande motor V12. Na verdade, a carroçaria foi literalmente modelada para acomodá-lo, com proporções alongadas para a parte traseira.

Giamaro
O resultado foi um hipercarro capaz de comunicar movimento mesmo quando parado, graças a um Cx de apenas 0,33 e a um sistema aerodinâmico ativo que inclui um spoiler traseiro móvel, capaz de se adaptar em tempo real de acordo com a velocidade, a trajetória e as forças laterais, e que pode se transformar num grande freio pneumático para melhorar o controle ao reduzir a velocidade.

Related Post

Segredo da Google para dominar o seu carro finalmente revelado

Segredo da Google para dominar o seu carro finalmente revelado

24/05/2025
Esta bela BMW Shooting Brake vai mesmo ser produzida

Esta bela BMW Shooting Brake vai mesmo ser produzida

23/05/2025
MG S5 EV

MG S5 EV no ECAR SHOW: Um eléctrico que aprendeu com os erros dos outros

23/05/2025
salão carros elétricos

ECAR SHOW 2025: Os 15 carros elétricos NOVOS em Portugal que precisa conhecer

23/05/2025

Giamaro
Outras características dignas de nota são as entradas de ar dianteiras, esculpidas como pós-combustores aeronáuticos e concebidas para contribuir melhor para a refrigeração e a gestão do fluxo de ar.

Passando para o interior, o habitáculo do Katla (o que se vê nas fotos ainda é um protótipo) foi supostamente concebido para ser conduzido a velocidades muito elevadas. A posição do assento, por exemplo, foi deliberadamente escolhida muito baixa e recuada, envolvendo um painel de instrumentos também de estilo aeronáutico.

Giamaro
A consola central, alta e linear, aloja os comandos principais, dispostos de forma simétrica e intuitiva. Tudo é revestido com fibra de carbono, alumínio escovado ou tecidos técnicos e couro natural, e os instrumentos são digitais, mas com uma sensação «analógica» e uma interface deliberadamente minimalista para reduzir as distrações durante a condução desportiva.

Leia também: Afinal o que aconteceu ao Devel Sixteen o hipercarro árabe de 5.000 CV?

Até o volante não tem muitos botões supérfluos, enquanto os bancos feitos à medida estão integrados na carroçaria e são ajustáveis mecanicamente.

Giamaro

O coração do Giamaro Katla é um V12 com quatro turbocompressores de 6.988 cm3 com arquitetura “hot V” a 120°, projetado e desenvolvido inteiramente pela empresa. De acordo com as especificações iniciais, é um motor projetado com uma curva de entrega de som e mecânica que se concentra na plenitude em altas rotações, sem sacrificar o binário na extremidade inferior.

No modo de condução padrão, é capaz de entregar 1.670 CV e 1.556 Nm, mas no modo de condução mais extremo (ativado por uma ‘chave vermelha’ especial), esses números podem subir para 2.157 CV e 2.008 Nm a 9.000 rpm.

As restantes peças mecânicas também foram concebidas para suportar estes valores: a caixa de velocidades de sete velocidades, de acionamento eletromecânico e disposição transaxle, por exemplo, foi acoplada a um diferencial autoblocante mecânico para maximizar a tração.

Quanto às suspensões, optou-se por amortecedores eletrónicos reguláveis com altura livre variável e controlo de ajuste também gerido em tempo real, dependendo do modo de condução. Por último, a travagem é confiada a discos de carbono-cerâmica de 420 mm à frente com pinças de 10 pistões e de 410 mm atrás com pinças de 4 pistões.

Se o Katla é o superdesportivo que desafia o asfalto, o Albor é aquele que desafia qualquer terreno. Conceitualmente próximo de experiências como o Lamborghini Huracán Sterrato ou o Porsche 911 Dakar, leva, no entanto, a sua visão ao extremo e transforma-a em algo radicalmente novo.

Ainda em desenvolvimento, mas já confirmado para produção, é inspirado no Albor Tholus, um vulcão marciano, e herda o seu espírito explorador: imponente, esculpido, elevado. Partilha com o Katla o V12 de quatro turbos e o monocoque de carbono, mas reinterpreta tudo com um design que aponta mais alto, literal e metaforicamente.

Tags: Giamaro Katla
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Segredo da Google para dominar o seu carro finalmente revelado
Atualidade

Segredo da Google para dominar o seu carro finalmente revelado

by Vitor Mendes
24/05/2025
Esta bela BMW Shooting Brake vai mesmo ser produzida
Atualidade

Esta bela BMW Shooting Brake vai mesmo ser produzida

by Ricardo Carvalho
23/05/2025
MG S5 EV
Atualidade

MG S5 EV no ECAR SHOW: Um eléctrico que aprendeu com os erros dos outros

by Vitor Mendes
23/05/2025
Next Post
salão carros elétricos

ECAR SHOW 2025: Os 15 carros elétricos NOVOS em Portugal que precisa conhecer

MG S5 EV

MG S5 EV no ECAR SHOW: Um eléctrico que aprendeu com os erros dos outros

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Segredo da Google para dominar o seu carro finalmente revelado

Segredo da Google para dominar o seu carro finalmente revelado

24/05/2025
Esta bela BMW Shooting Brake vai mesmo ser produzida

Esta bela BMW Shooting Brake vai mesmo ser produzida

23/05/2025
MG S5 EV

MG S5 EV no ECAR SHOW: Um eléctrico que aprendeu com os erros dos outros

23/05/2025
salão carros elétricos

ECAR SHOW 2025: Os 15 carros elétricos NOVOS em Portugal que precisa conhecer

23/05/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version