Novo hipercarro italiano chama-se Giamaro Katla e tem... 2157 CV - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Novo hipercarro italiano chama-se Giamaro Katla e tem… 2157 CV

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
23/05/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Novo hipercarro italiano chama-se Giamaro Katla e tem… 2157 CV

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O chamado Vale do Motor, localizado em Itália, não para de nos surpreender. Lá, onde convivem legados históricos e oficinas de excelência, às vezes nascem novas realidades com projetos realmente interessantes, sobretudo num período histórico como o atual.

GiamaroÉ precisamente o caso da Giamaro Automobili, uma nova marca italiana voltada para os hipercarros que, após vários teasers, revelou o seu primeiro projeto: um supercarro com o nome de Katla, ou seja, o de um vulcão islandês, o mais temido da Europa.

Giamaro
Impulsionado por um V12 com quatro turbocompressores desenvolvidos inteiramente em casa, é capaz, no modo de condução mais extremo, de atingir mais de 2.100 CV (já testado no banco de potência).
O design do Giamaro Katla, segundo a empresa, deve-se a uma decisão técnica. Toda a carroçaria foi projetada em torno do grande motor V12. Na verdade, a carroçaria foi literalmente modelada para acomodá-lo, com proporções alongadas para a parte traseira.

Giamaro
O resultado foi um hipercarro capaz de comunicar movimento mesmo quando parado, graças a um Cx de apenas 0,33 e a um sistema aerodinâmico ativo que inclui um spoiler traseiro móvel, capaz de se adaptar em tempo real de acordo com a velocidade, a trajetória e as forças laterais, e que pode se transformar num grande freio pneumático para melhorar o controle ao reduzir a velocidade.

Related Post

Esta bela BMW Shooting Brake vai mesmo ser produzida

Esta bela BMW Shooting Brake vai mesmo ser produzida

23/05/2025
MG S5 EV

MG S5 EV no ECAR SHOW: Um eléctrico que aprendeu com os erros dos outros

23/05/2025
salão carros elétricos

ECAR SHOW 2025: Os 15 carros elétricos NOVOS em Portugal que precisa conhecer

23/05/2025
Fiat apresenta Tris herdeiro do lendário Piaggio Ape

Fiat apresenta Tris herdeiro do lendário Piaggio Ape

23/05/2025

Giamaro
Outras características dignas de nota são as entradas de ar dianteiras, esculpidas como pós-combustores aeronáuticos e concebidas para contribuir melhor para a refrigeração e a gestão do fluxo de ar.

Passando para o interior, o habitáculo do Katla (o que se vê nas fotos ainda é um protótipo) foi supostamente concebido para ser conduzido a velocidades muito elevadas. A posição do assento, por exemplo, foi deliberadamente escolhida muito baixa e recuada, envolvendo um painel de instrumentos também de estilo aeronáutico.

Giamaro
A consola central, alta e linear, aloja os comandos principais, dispostos de forma simétrica e intuitiva. Tudo é revestido com fibra de carbono, alumínio escovado ou tecidos técnicos e couro natural, e os instrumentos são digitais, mas com uma sensação «analógica» e uma interface deliberadamente minimalista para reduzir as distrações durante a condução desportiva.

Leia também: Afinal o que aconteceu ao Devel Sixteen o hipercarro árabe de 5.000 CV?

Até o volante não tem muitos botões supérfluos, enquanto os bancos feitos à medida estão integrados na carroçaria e são ajustáveis mecanicamente.

Giamaro

O coração do Giamaro Katla é um V12 com quatro turbocompressores de 6.988 cm3 com arquitetura “hot V” a 120°, projetado e desenvolvido inteiramente pela empresa. De acordo com as especificações iniciais, é um motor projetado com uma curva de entrega de som e mecânica que se concentra na plenitude em altas rotações, sem sacrificar o binário na extremidade inferior.

No modo de condução padrão, é capaz de entregar 1.670 CV e 1.556 Nm, mas no modo de condução mais extremo (ativado por uma ‘chave vermelha’ especial), esses números podem subir para 2.157 CV e 2.008 Nm a 9.000 rpm.

As restantes peças mecânicas também foram concebidas para suportar estes valores: a caixa de velocidades de sete velocidades, de acionamento eletromecânico e disposição transaxle, por exemplo, foi acoplada a um diferencial autoblocante mecânico para maximizar a tração.

Quanto às suspensões, optou-se por amortecedores eletrónicos reguláveis com altura livre variável e controlo de ajuste também gerido em tempo real, dependendo do modo de condução. Por último, a travagem é confiada a discos de carbono-cerâmica de 420 mm à frente com pinças de 10 pistões e de 410 mm atrás com pinças de 4 pistões.

Se o Katla é o superdesportivo que desafia o asfalto, o Albor é aquele que desafia qualquer terreno. Conceitualmente próximo de experiências como o Lamborghini Huracán Sterrato ou o Porsche 911 Dakar, leva, no entanto, a sua visão ao extremo e transforma-a em algo radicalmente novo.

Ainda em desenvolvimento, mas já confirmado para produção, é inspirado no Albor Tholus, um vulcão marciano, e herda o seu espírito explorador: imponente, esculpido, elevado. Partilha com o Katla o V12 de quatro turbos e o monocoque de carbono, mas reinterpreta tudo com um design que aponta mais alto, literal e metaforicamente.

Tags: Giamaro Katla
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Esta bela BMW Shooting Brake vai mesmo ser produzida
Atualidade

Esta bela BMW Shooting Brake vai mesmo ser produzida

by Ricardo Carvalho
23/05/2025
MG S5 EV
Atualidade

MG S5 EV no ECAR SHOW: Um eléctrico que aprendeu com os erros dos outros

by Vitor Mendes
23/05/2025
salão carros elétricos
Atualidade

ECAR SHOW 2025: Os 15 carros elétricos NOVOS em Portugal que precisa conhecer

by Vitor Mendes
23/05/2025
Next Post
salão carros elétricos

ECAR SHOW 2025: Os 15 carros elétricos NOVOS em Portugal que precisa conhecer

MG S5 EV

MG S5 EV no ECAR SHOW: Um eléctrico que aprendeu com os erros dos outros

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Esta bela BMW Shooting Brake vai mesmo ser produzida

Esta bela BMW Shooting Brake vai mesmo ser produzida

23/05/2025
MG S5 EV

MG S5 EV no ECAR SHOW: Um eléctrico que aprendeu com os erros dos outros

23/05/2025
salão carros elétricos

ECAR SHOW 2025: Os 15 carros elétricos NOVOS em Portugal que precisa conhecer

23/05/2025
Novo hipercarro italiano chama-se Giamaro Katla e tem… 2157 CV

Novo hipercarro italiano chama-se Giamaro Katla e tem… 2157 CV

23/05/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version