O chamado Vale do Motor, localizado em Itália, não para de nos surpreender. Lá, onde convivem legados históricos e oficinas de excelência, às vezes nascem novas realidades com projetos realmente interessantes, sobretudo num período histórico como o atual.
É precisamente o caso da Giamaro Automobili, uma nova marca italiana voltada para os hipercarros que, após vários teasers, revelou o seu primeiro projeto: um supercarro com o nome de Katla, ou seja, o de um vulcão islandês, o mais temido da Europa.
Impulsionado por um V12 com quatro turbocompressores desenvolvidos inteiramente em casa, é capaz, no modo de condução mais extremo, de atingir mais de 2.100 CV (já testado no banco de potência).
O design do Giamaro Katla, segundo a empresa, deve-se a uma decisão técnica. Toda a carroçaria foi projetada em torno do grande motor V12. Na verdade, a carroçaria foi literalmente modelada para acomodá-lo, com proporções alongadas para a parte traseira.
O resultado foi um hipercarro capaz de comunicar movimento mesmo quando parado, graças a um Cx de apenas 0,33 e a um sistema aerodinâmico ativo que inclui um spoiler traseiro móvel, capaz de se adaptar em tempo real de acordo com a velocidade, a trajetória e as forças laterais, e que pode se transformar num grande freio pneumático para melhorar o controle ao reduzir a velocidade.
Outras características dignas de nota são as entradas de ar dianteiras, esculpidas como pós-combustores aeronáuticos e concebidas para contribuir melhor para a refrigeração e a gestão do fluxo de ar.
Passando para o interior, o habitáculo do Katla (o que se vê nas fotos ainda é um protótipo) foi supostamente concebido para ser conduzido a velocidades muito elevadas. A posição do assento, por exemplo, foi deliberadamente escolhida muito baixa e recuada, envolvendo um painel de instrumentos também de estilo aeronáutico.
A consola central, alta e linear, aloja os comandos principais, dispostos de forma simétrica e intuitiva. Tudo é revestido com fibra de carbono, alumínio escovado ou tecidos técnicos e couro natural, e os instrumentos são digitais, mas com uma sensação «analógica» e uma interface deliberadamente minimalista para reduzir as distrações durante a condução desportiva.
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Até o volante não tem muitos botões supérfluos, enquanto os bancos feitos à medida estão integrados na carroçaria e são ajustáveis mecanicamente.
O coração do Giamaro Katla é um V12 com quatro turbocompressores de 6.988 cm3 com arquitetura “hot V” a 120°, projetado e desenvolvido inteiramente pela empresa. De acordo com as especificações iniciais, é um motor projetado com uma curva de entrega de som e mecânica que se concentra na plenitude em altas rotações, sem sacrificar o binário na extremidade inferior.
No modo de condução padrão, é capaz de entregar 1.670 CV e 1.556 Nm, mas no modo de condução mais extremo (ativado por uma ‘chave vermelha’ especial), esses números podem subir para 2.157 CV e 2.008 Nm a 9.000 rpm.
As restantes peças mecânicas também foram concebidas para suportar estes valores: a caixa de velocidades de sete velocidades, de acionamento eletromecânico e disposição transaxle, por exemplo, foi acoplada a um diferencial autoblocante mecânico para maximizar a tração.
Quanto às suspensões, optou-se por amortecedores eletrónicos reguláveis com altura livre variável e controlo de ajuste também gerido em tempo real, dependendo do modo de condução. Por último, a travagem é confiada a discos de carbono-cerâmica de 420 mm à frente com pinças de 10 pistões e de 410 mm atrás com pinças de 4 pistões.
Se o Katla é o superdesportivo que desafia o asfalto, o Albor é aquele que desafia qualquer terreno. Conceitualmente próximo de experiências como o Lamborghini Huracán Sterrato ou o Porsche 911 Dakar, leva, no entanto, a sua visão ao extremo e transforma-a em algo radicalmente novo.
Ainda em desenvolvimento, mas já confirmado para produção, é inspirado no Albor Tholus, um vulcão marciano, e herda o seu espírito explorador: imponente, esculpido, elevado. Partilha com o Katla o V12 de quatro turbos e o monocoque de carbono, mas reinterpreta tudo com um design que aponta mais alto, literal e metaforicamente.