Imagine um radar que não está fixo num poste, mas sim num reboque que pode aparecer em qualquer estrada, a qualquer hora. Este é o novo e temido sistema de controlo de velocidade, cujos resultados onde já foi testado são avassaladores. Nenhum radar é mais implacável!
Estes radares móveis com rodas são tão eficazes que, na Catalunha, conseguiram multar quase 10.000 veículos em apenas 3 dias, denunciando excessos de velocidade em 25% dos carros que passavam por eles.
Como funcionam os radares-reboque?
Diferente dos radares fixos ou dos móveis manuseados por agentes, estes dispositivos chegam dentro de um reboque portátil, podendo ser posicionados e operacionais em minutos, sem necessidade de ligação à rede elétrica.
Têm autonomia total, pois são alimentados por bateria e conectividade móvel, e usam tecnologia laser para medir a velocidade de vários veículos, em vários vias, de forma simultânea.
A multa automática, sem necessidade de um agente no local.
O aviso chega de França e da Catalunha
Depois França, a experiência catalã é já um caso de estudo: com apenas quatro destes radares ativos, as multas dispararam, e a previsão é que, até final de 2025, atinjam as 110.000 sanções/ano na região.
A mensagem é clara: a eficácia do sistema é tão alta que dificilmente passará ao lado das autoridades portuguesas…
Fonte: Autopista
Leia ainda: