Nem Porsche, nem BMW: Esta é a marca automóvel mais valiosa do mundo em 2025 segundo o ranking da Interbrand.
Num universo automóvel frequentemente associado ao prestígio e luxo das alemãs, o primeiro lugar do pódio foi conquistado por uma construtora de cariz mais mainstream. De acordo com o mais recente relatório da consultora Interbrand, a Toyota é, pelo segundo ano consecutivo, a marca automóvel mais valiosa do mundo em 2025.
O estudo, que classifica as 100 marcas globais com maior valor, coloca a fabricante japonesa num impressionante 6.º lugar na tabela geral, à frente de nomes pesados da tecnologia e do retalho. A valorização da marca Toyota subiu 2% face a 2024, fixando-se nos 74,2 mil milhões de dólares.
Atrás da Toyota, e a completar o pódio automóvel, surgem duas referências do segmento premium: a Mercedes-Benz, em 10.º lugar global (50,1 mil milhões de dólares), e a BMW, em 14.º (46,8 mil milhões de dólares). Ambas registaram quebras significativas na sua valorização, de 15% e 10%, respetivamente.
Como é calculado o valor de uma marca?
A Interbrand baseia a sua análise em três pilares fundamentais: o desempenho financeiro da empresa, o papel da marca na decisão de compra do consumidor e a sua “força”, definida como a capacidade de gerar lealdade e procura sustentável no futuro.
Queda Livre para a Tesla
O relatório destaca a queda mais acentuada no setor: a Tesla. A marca norte-americana de veículos elétricos viu a sua avaliação despencar 35% para os 29,5 mil milhões de dólares, uma quebra que a consultora atribui ao “aumento da concorrência no mercado dos elétricos”.
A lista de construtoras automóveis inclui ainda a Honda (29.º), a Hyundai (30.º), a Audi (52.º), a Ferrari (54.º), a Volkswagen (56.º) e a Porsche (57.º). A japonesa Nissan surge no 82.º lugar.
Ler ainda no site: