As autoridades alertam para a circulação de comunicações falsas (por e‑mail ou SMS) que simulam notificações oficiais de dívidas por multa de estacionamento. Na verdade, tratam‑se de esquemas ilegítimos que visam recolher informações pessoais ou financeiras.
Os autores destes esquemas enviam mensagens que aparentam ser institucionais, utilizando logótipos ou designações de entidades como a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
O conteúdo refere uma suposta multa por regularizar e contém uma hiperligação para um alegado pagamento. Ao aceder, o utilizador é direcionado para uma página falsificada, semelhante a um portal oficial, onde lhe são pedidos dados confidenciais e bancários.
Caso receba uma comunicação deste tipo:
-Não interaja com links nem realize qualquer transferência.
-Nunca partilhe informações pessoais ou detalhes de contas bancárias.
-Entre em contacto diretamente com a ANSR através dos canais oficiais (telefone: 214 236 800 | e‑mail: [email protected]).
Se, inadvertidamente, já forneceu dados ou efetuou um pagamento, deverá contactar sem demora a sua instituição bancária e apresentar queixa às autoridades.
Estes golpes baseiam‑se em métodos de phishing ou smishing (SMS fraudulentas), explorando um tom urgente e uma aparência credível para induzir em erro. A prevenção passa por desconfiar de contactos não solicitados, mesmo quando estes pareçam genuínos.
















