Os tempos não andam fáceis para as marcas desportivas. Mantêm os motores grandes, não mantêm, desenvolvem motores potentes, mas mais pequenos, com eletrificação, sem eletrificação… as dúvidas são muitas porque o objetivo é alegrar a todos, o que não é fácil.
Assim, depois de quase ter passado “à reforma” o popular e muito querido V8 da AMG, a marca alemã parece estar a desenvolver um novo V8 eletrificado para lançar no final de 2027. Trata-se de um “V8 eletrificado com tecnologia de última geração” destinado a modelos de elevado desempenho baseados na plataforma AMG.EA.
O objetivo é ser uma continuação natural do “M178” anteriormente mencionado, lançado em 2014. Nos 11 anos desde a sua estreia, o V-8 de 4,0 litros com turbocompressor duplo equipou uma infinidade de modelos, atingindo uma potência máxima de 720 CV no AMG GT Black Series.
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Com a Aston Martin a ultrapassar a marca dos 800 CV, não é de estranhar que a Mercedes-AMG prometa mais potência no seu próximo V8. Sem revelar detalhes, o diretor de desenvolvimento de veículos da AMG, Steffen Jastrow, disse à Auto Express que o próximo motor de oito cilindros terá mais potência do que o Black Series.
O novo motor será mais eficiente para cumprir as futuras regulamentações Euro 7. De acordo com o CEO da AMG, Michael Schiebe, “espera-se que o novo motor continue em produção por muitos mais anos”.
Entretanto, a geração atual do V8 ainda tem vida útil, já que o AMG GT Track Sport utiliza um M177/M178 mais refinado e modernizado. Schiebe explicou que “ainda há clientes que querem apenas um V8, um V8 puro”, e é por isso que a AMG pretende continuar a vender carros de oito cilindros enquanto houver procura.