A Mercedes aproveitou a presença na edição 2026 do Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, nos EUA, que começou na segunda-feira, para anunciar que lançará ainda este ano um novo sistema avançado de assistência ao motorista, que permitirá que seus veículos operem de forma autônoma em vias urbanas sob a supervisão do motorista.

O sistema, permite que o veículo se desloque de um estacionamento até um destino, navegando por cruzamentos urbanos, fazendo curvas e obedecendo a semáforos, rivalizando assim com o Full Self-Driving da Tesla.
O sistema da Mercedes, MB.Drive Assist Pro, que está à venda na China desde o final do ano passado, foi desenvolvido em parceria com a NVIDIA para criar a melhor experiência para o cliente em assistência ao motorista.
A Mercedes afirmou que o sistema, desenvolvido em parceria com a NVIDIA, utiliza cerca de 30 sensores, incluindo câmaras, radares e sensores ultrassónicos. Esses sensores enviam dados para um computador que pode processar até 508 trilhões de operações por segundo.
Ao contrário de outros sistemas de assistência à condução, limitados a autoestradas ou vias rápidas, o Drive Assist Pro da Mercedes atua a baixa velocidade, enfrentando cenários urbanos complexos. O sistema inclui controlo de aceleração e travagem, manutenção de faixa, mudança automática de faixa e reconhecimento de semáforos e sinais. Tudo pensado para criar uma experiência de condução segura e natural, mesmo em ruas apertadas ou congestionadas.
Durante os testes realizados em São Francisco, nos EUA, a Mercedes utilizou o CLA que demonstrou uma impressionante capacidade de navegação, cruzando artérias movimentadas com facilidade, com o veículo a ajustar velocidade, e a travar sempre que surgia uma situação inesperada, bem como a contornar veículos parados.
O novo sistema de assistência ao motorista vai ter custo de US$ 3.950 por três anos nos Estados Unidos, sendo que os clientes podem optar por assinaturas mensais ou anuais.
Leia também:

















