Menu-diving: O maior perigo no seu carro está à frente dos seus olhos - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Menu-diving: O maior perigo no seu carro está à frente dos seus olhos

Vitor Mendes by Vitor Mendes
21/12/2025
in Atualidade, Destaques
A A
perigo

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Já tentou baixar o ar condicionado a 80 km/h e sentiu que estava a operar um tablet com a vida em risco? A ciência acaba de confirmar: não é impressão sua. Os ecrãs táteis que dominam os carros modernos não são apenas irritantes – são uma ameaça ativa na estrada.

Um estudo pioneiro da Universidade de Washington e do Toyota Research Institute desmonta o mito da tecnologia segura. Os números são assustadores e explicam a angústia que cada vez mais condutores sentem ao lidar com um painel que parece saído de uma nave espacial.

Os números puros e duros:

Related Post

VW e ISN Projeto SEAWATCH

SEAWATCH: VW e ISN há 15 anos a reforçar a segurança nas praias portuguesas

21/12/2025
EMEL

EMEL está a perder dinheiro com os elétricos e agora quer regras mais iguais para todos

21/12/2025
Autoeuropa

Produção automóvel nacional recua em novembro

21/12/2025
Teste – MINI John Cooper Works Aceman E: Apelo Elétrico

Teste – MINI John Cooper Works Aceman E: Apelo Elétrico

21/12/2025

Precisão reduzida em 58%: Tocar num ícone pequeno torna-se uma missão de alto risco.

Desvio da faixa aumenta 40%: O carro às cegas enquanto os seus olhos procuravam o botão da música.

Carga cognitiva dispara: As suas pupilas dilatam e o seu stress sobe apenas para mudar a estação de rádio.

Ou seja, enquanto a indústria gasta milhões em assistentes de condução autónoma de nível 2 ou 3, criou involuntariamente um dos maiores fatores de distração manual e visual dentro da cabine. Substituímos um botão físico, que encontrávamos por tato sem desviar o olhar, por labirintos digitais que exigem o foco total.

O que a simulação revelou:
Colocados num simulador urbano realista, os condutores não conseguiam desempenhar duas funções básicas em paralelo: conduzir com precisão E usar o sistema de infotainment. O desempenho degradava-se em ambas as frentes. A conclusão é clara: o cérebro humano não está feito para “menu-diving” a alta velocidade.

Há solução? Ou estamos condenados aos ecrãs?
Regressar massivamente aos botões físicos parece um sonho distante – os ecrãs são demasiado baratos, versáteis e “vendem” o conceito de modernidade. Mas o estudo aponta caminhos inteligentes para um futuro híbrido mais seguro:

Atalhos Inteligentes e Permanentes: Um “Espaço do Condutor” fixo no ecrã, com acesso imediato a clima, áudio e navegação, sem menus escondidos.

IA que Antecipa: O sistema aprenderia os seus hábitos e proporia, por exemplo, o mapa de casa à hora de saída ou as suas playlists favoritas.

Interface Adaptativa e Sensível ao Contexto: Sensores biométricos (como câmaras que detetam carga cognitiva ou cansaço) poderiam simplificar automaticamente o ecrã ou bloquear funções não essenciais em manobras complexas.

O veredicto final: Design para humanos!
A era do “screen minimalism” estético falhou redondamente na usabilidade. O futuro da interface homem-máquina no carro não está em mais tecnologia, mas em tecnologia mais humana – que se adapta ao nosso comportamento limitado, e não ao contrário.

Tags: EStudo
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

VW e ISN Projeto SEAWATCH
Atualidade

SEAWATCH: VW e ISN há 15 anos a reforçar a segurança nas praias portuguesas

by Virgilio Machado
21/12/2025
EMEL
Atualidade

EMEL está a perder dinheiro com os elétricos e agora quer regras mais iguais para todos

by Vitor Mendes
21/12/2025
Autoeuropa
Atualidade

Produção automóvel nacional recua em novembro

by Virgilio Machado
21/12/2025
  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
perigo

Menu-diving: O maior perigo no seu carro está à frente dos seus olhos

21/12/2025
VW e ISN Projeto SEAWATCH

SEAWATCH: VW e ISN há 15 anos a reforçar a segurança nas praias portuguesas

21/12/2025
EMEL

EMEL está a perder dinheiro com os elétricos e agora quer regras mais iguais para todos

21/12/2025
Autoeuropa

Produção automóvel nacional recua em novembro

21/12/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elon Musk Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Mobilidade elétrica Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version