A Mazda continua empenhada em alcançar a neutralidade carbónica a um nível global até 2050 e em cumprir as metas intermédias da UE definidas para 2030 e 2035, e nesse sentido iniciou um programa de testes com uma nova tecnologia revolucionária de captura de dióxido de carbono (CO2) durante a condução.
Para o efeito, aplicou a nova tecnologia ao Mazda Spirit Racing 3 Future Concept (n.º 55), um veículo de competição com base num Mazda3 Hatchback com o qual a marca japonesa participa na Super Taikyu Series 2025.

O protótipo da tecnologia Mazda Mobile Carbon Capture agora em testes utiliza uma estrutura porosa de zeólita para absorver CO2 dos gases de escape, armazenando-o num tanque. Destra forma o dióxido de carbono capturado poderá, depois, ser usado para fabricar materiais em carbono de elevado desempenho ou para enriquecer o ar de estufas para impulsionar o crescimento de culturas.
Além disso, para reduzir, ainda mais as emissões de CO2, o modelo de competição utiliza um motor térmico alimentado por biodiesel (HVO 100), combustível neutro em carbono que também tem sido utilizado na Europa.
Desta forma, ao longo de uma corrida de quatro horas, no Japão, a nova tecnologia de captura de dióxido de carbono alcançou “resultados muito prometedores”, segundo a Mazda, o que vai permitir à marca nipónica dar continuidade aos testes da tecnologia, nomeadamente na ‘Super Taikyu Series’ do próximo ano, visando melhorar, ainda mais, a taxa de recuperação de CO2.
Paralelamente a Mazda vai continuar a investir no desenvolvimento de veículos elétricos de todos os tipos, incluindo mild-hybrids, full-hybrids, híbridos plug-in e veículos 100% elétricos, para continuar a reduzir, cada vez mais, as emissões de CO2 dos seus veículos equipados com motores de combustão interna, aumentando a eficiência desses mesmos motores, apoiando o desenvolvimento e a introdução de combustíveis neutros em carbono e recolhendo dióxido de carbono dos gases de escape.
O fabricante japonês de automóveis continua a acreditar que “uma multiplicidade de soluções técnicas é a forma mais eficaz de reduzir as emissões”.
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