Mazda mostra autocarro com motor rotativo Wankel - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Mazda mostra autocarro com motor rotativo Wankel

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
23/06/2021
in Atualidade, Destaques
A A
Mazda mostra autocarro com motor rotativo Wankel

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Apresentamos um dos veículos com motor rotativo mais raros e fora do comum jamais produzidos, o autocarro Parkway, conceito em que a Mazda integrou um motor rotativo de base Wankel.

A Mazda é conhecida por vários automóveis desportivos equipados com um motor rotativo, destacando-se, entre eles, o Mazda RX-7, sucesso de vendas a nível mundial e um bem-sucedido carro de corridas, o Mazda 787B, vencedor em Le Mans, e o impressionante Mazda RX-8 de produção, com as suas portas do tipo freestyle.

No entanto, houve uma espécie de unicórnio que se imiscuiu entre as berlinas, carrinhas e coupés com motor rotativo da Mazda, diferindo, em muito, dos seus familiares: um mini-autocarro.

Remonta a 1960 a data em que a Mazda começou a construir mini-autocarros. Destinados a suprir as necessidades de transporte de pequenas empresas, hotéis, escolas e restaurantes, o Mazda Light Bus tornou-se rapidamente famoso pelas suas qualidades e pelo seu grande conforto. Devido ao design freestyle das portas traseiras, a versão original também servira de ambulância.

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

O Light Bus evoluiria, depois, ao longo dos anos seguintes, estreando-se em 1965 como um veículo de 25 lugares, para utilização do público em geral, um ano após ter surpreendido quem visitou o Salão Automóvel de Tóquio, fruto de um design extremamente futurista, que viria a ser adoptado na versão de produção.

Com o aumento da procura de mini-autocarros, em 1972 a Mazda lançou uma versão totalmente remodelada e rebaptizada do pequeno utilitário.

Nascia o Mazda Parkway 26 (o nº “26” a capacidade máxima de passageiros), um veículo que tinha algo de especial, sendo construído com um elevado padrão de segurança, proporcionando conforto aos seus passageiros com equipamentos como um rádio, um potente aquecimento para os dias frios de Inverno, um tejadilho revestido e outros requintes para uma viagem cinco estrelas.

Até essa altura todos os autocarros Mazda contavam com motores de pistões, pelo que, qual a razão que levaria a Mazda a criar um autocarro com um motor rotativo? A poluição estava a tornar-se num problema à escala mundial, pelo que a Mazda decidiu introduzir o ecológico motor rotativo no seu programa “Parkway” de 1974, criando o exclusivo Mazda Parkway Rotary 26.

O motor rotativo 13B, de baixas emissões, tornado célebre devido ao desportivo Mazda RX-3, excedia, amplamente, os requisitos japoneses em matéria de emissões de gases de escape, ao mesmo tempo que proporcionava uma performance excepcional, mantendo o silêncio e a suavidade do bloco rotativo.

No entanto, existia um pequeno problema: embora o mini-autocarro rotativo estivesse à frente do seu tempo em termos de emissões, a eficiência de consumos continuava a ser um problema.

Quando equipado com o ar condicionado (então um opcional), necessitava de recorrer a um motor de pistões de 1.000 cc. Em combinação com os dois depósitos de combustível de 70 litros, necessários devido ao elevado consumo do motor rotativo, o peso do veículo viu-se aumentado em cerca de 400 quilos, aumentando ainda mais o débito de combustível.

Os elevados custos conduziam a números de produção muito baixos, uma vez que as pequenas empresas não conseguiam comprar um Parkway com motor rotativo. Até 1976, só se produziriam 44 unidades do Rotary 26, tornando-o extremamente raro entre todos os veículos rotativos produzidos e numa peculiar aparição na história dos veículos Mazda.

Em 1982, surgiria nos Concessionários Mazda uma nova geração do mini-autocarro Parkway, já sem esse pequeno bloco rotativo, variante que viria a ser descontinuada em 1995.

 

Tags: MazdaParkwayWankel
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Porsche 911 GTS já tem preço para Portugal

Porsche 911 GTS já tem preço para Portugal

Bastidores de Infinite com Aston Martin (Vídeo Oficial)

Bastidores de Infinite com Aston Martin (Vídeo Oficial)

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version