A Dacia iniciou a comercialização das versões do Duster e do Bigster equipados com a inédita motorização Hybrid-G 150 4×4.
Este sistema de propulsão é o primeiro no mercado a combinar um sistema híbrido, bi-fuel GPL e tração integral, resultando em dois modelos eficientes, versáteis, económicos e fáceis de conduzir.

A nova motorização combina um motor mild-hybrid 1.2 litros de 48V, com 140 cv, no eixo dianteiro, com um motor elétrico de 31 cv no eixo traseiro. No total, o sistema oferece uma potência máxima de 150 cv e um binário de 230 Nm para o motor de combustão e até 87 Nm para o motor elétrico.
O motor de combustão interna está acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem de 6 velocidades com patilhas no volante, e o motor elétrico a uma caixa de duas velocidades com eixo traseiro desacoplável.
A caixa de duas velocidades associada ao motor elétrico traseiro de 48V, fornece um elevado binário às rodas em baixas velocidades na primeira mudança para maximizar as capacidades em fora de estrada, e esta tecnologia inovadora pode também ser utilizada até 140 km/h para oferecer potência, condução elétrica, travagem regenerativa e desempenho off-road em segunda mudança.

A posição neutra (embraiagem desacoplada) elimina as perdas por atrito em estrada, reduzindo o consumo de combustível em modo 2WD, por exemplo, a velocidade constante em autoestrada.
Já as trocas na caixa de velocidades de dupla embraiagem podem ser alteradas, com recurso às patilhas no volante – uma novidade na Dacia. Esta funcionalidade é particularmente útil em condução todo-o-terreno, em reboque e em condução em montanha.

Com o motor elétrico ligado às rodas traseiras e a bateria de iões de lítio de 48 V e 0,84 kWh a carregar, automaticamente, durante as desacelerações e as travagens, o sistema de propulsão consegue funcionar frequentemente em modo totalmente elétrico. Desta forma, a Dacia anuncia que o Duster e o Bigster hybrid-G 150 4×4 podem permanecer em modo totalmente elétrico durante até 60% do tempo de condução.
Em matérias de preços, a Dacia já anunciou que o Duster hybrid-G 150 4×4 arranca nos 27.850 euros para a versão Expression, enquanto a variante Extreme começa nos 29.700. Por seu lado, o preço do Bigster hybrid-G 150 4X4 começa nos 30.350 euros, para a versão Expression, enquanto a Extreme inicia-se nos 33.350 euros. A entrega das primeiras unidades está prevista para o primeiro trimestre de 2026.

Leia também:













