Lexus excedem-se em aventura de condução no gelo siberiano - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Lexus excedem-se em aventura de condução no gelo siberiano

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
09/04/2020
in Atualidade, Destaques
A A
Lexus excedem-se em aventura de condução no gelo siberiano

Share on FacebookShare on Twitter

Related Post

Este segredo para aumentar a autonomia elétrica está na pintura

Este segredo para aumentar a autonomia elétrica está na pintura

28/06/2025
estradas elétricas

Estradas elétricas: Uma tecnologia chinesa que usa o carro para alimentar cidades

28/06/2025
calor

Stress Térmico: A guerra secreta do seu carro contra o calor

28/06/2025
Xiaomi YU7 é uma espécie de Ferrari chinês elétrico com 835 km de autonomia

Xiaomi YU7 é uma espécie de Ferrari chinês elétrico com 835 km de autonomia

28/06/2025
FacebookXRedditEmailWhatsApp

De um modo geral, a paisagem congelada da Sibéria não é considerada o ambiente natural para automóveis Lexus. No entanto, revelou-se o cenário ideal para uma experiência de condução incrível que testou as capacidades de condução de dois modelos muito diferentes: o SUV híbrido de luxo RX e o coupé LC, equipado com V8.

O local escolhido para esta aventura foi o Lago Baikal, o lago de água doce mais profundo do mundo. Congela a 1,5 m de profundidade em temperaturas que podem descer até 60 °C negativos. O gelo é tão espesso e forte que o lago faz parte da rede nacional de estradas da Rússia.
O grandioso cenário exigia um excelente piloto e por isso a Lexus recrutou o talentoso Nikita Shikov, um dos principais campeões de drift da Rússia. Do seu palmarés destacam-se as vezes em que foi vice-campeão da Russian Drift Series (duas vezes), vice-campeão da Formula Drift Russia e grande vencedor da Auto Exotics Cup. Apesar da sua vasta experiência, esta foi a primeira vez que conduziu um Lexus no gelo – um piso muito diferente das pistas de corrida a que estava habituado.
O RX tem um histórico impressionante como primeiro “crossover de luxo” do mundo, mas colocar este elegante SUV num teste radical foi um novo marco na sua história. Shikov admitiu que antes de pegar no volante teve dúvidas sobre o desempenho do sistema elétrico de tração a quatro rodas E-Four.
“Inicialmente, estava cético”, explicou, uma vez que a tração do RX está, por defeito, na dianteira. As rodas traseiras só entram em ação quando a eletrónica dos sensores detetam que as rodas começam a girar ou a escorregar. “No entanto, uma vez no gelo, descobri que o eixo traseiro se liga de forma muito rápida, para que possamos deslizar com força e segurança, a quatro rodas.”
De facto, Shikov conseguiu executar algumas manobras dramáticas, aproveitando a aderência da roda dianteira. Enquanto a velocidade real atingia os 100 km/h, as rodas giravam a mais de 180 km/h.
Com o seu motor V8 de 477 cv e tração traseira, a expectativa sobre o LC era muito diferente e, mesmo antes de chegar ao gelo, Shikov já estava impressionado: “A minha estreia ao volante deste grand tourer foi incrível. Ao conduzi-lo pelas estradas locais até ao nosso acampamento, conheci a sua personalidade, como veículo para viagens de longa distância e alta velocidade, ótima aerodinâmica, condução perfeita, cabine confortável e ergonomia ideal para o condutor”, continuou. “Quando estamos no gelo, sentimos imediatamente a tração traseira. Devido ao peso do automóvel e porque estamos a conduzir com pneus comuns, a aceleração não era o principal, mas sim a técnica de condução, descobrir os limites do carro.”
Shikov aproveitou a oportunidade para conduzir o LC no gelo de Baikal, com uma camada de neve na superfície. “A aderência era bastante boa, foi quase como conduzir no asfalto”, explicou. “Pude experimentar a forte personalidade do carro, com velocidades das rodas a girar até aos 280 km/h. As rodas traseiras deixavam trilhos impressionantes de neve, como as nuvens de fumo que fazemos quando deslizamos em circuito.”
Conduzir em lagos congelados “selvagens” obedece a medidas de segurança rigorosas. Não se devem usar cintos de segurança, o sistema de áudio deve estar desligado e as portas devem manter-se destrancadas; as condições do gelo também são cuidadosamente monitorizadas quanto a sinais de enfraquecimento.
Para as prestações espetaculares de Shikov, todos os sistemas eletrónicos de tração e estabilidade foram desligados, de modo a que o desempenho do modelo ficasse reduzido à sua forma mais pura e às capacidades do piloto.
Levar o RX e o LC até à Sibéria foi um verdadeiro teste de qualidade. Para o RX 450h, as temperaturas negativas de dois dígitos não puseram obstáculos à motorização eletrificada do modelo híbrido. Em todo o terreno, acidentado e gelado, provou ser muito fiável com a sua capacidade de tração às quatro rodas elétrica E-Four a superar os obstáculos que se apresentavam.
Projetado a pensar em longas e sinuosas estradas costeiras, para o LC, o lago congelado foi uma arena onde pode demonstrar as suas habilidades. Os condutores tiveram liberdade para explorar os limites e o potencial do coupé de tração traseira, sem riscos para o carro ou para o meio ambiente.

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Este segredo para aumentar a autonomia elétrica está na pintura
Atualidade

Este segredo para aumentar a autonomia elétrica está na pintura

by Ricardo Carvalho
28/06/2025
estradas elétricas
Atualidade

Estradas elétricas: Uma tecnologia chinesa que usa o carro para alimentar cidades

by Vitor Mendes
28/06/2025
calor
Atualidade

Stress Térmico: A guerra secreta do seu carro contra o calor

by Vitor Mendes
28/06/2025
Next Post
E que tal uma visita virtual ao museu da Honda no Japão? Esta notícia leva-o lá

E que tal uma visita virtual ao museu da Honda no Japão? Esta notícia leva-o lá

Renault Portugal apoia INEM na luta contra a pandemia

Renault Portugal apoia INEM na luta contra a pandemia

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Este segredo para aumentar a autonomia elétrica está na pintura

Este segredo para aumentar a autonomia elétrica está na pintura

28/06/2025
estradas elétricas

Estradas elétricas: Uma tecnologia chinesa que usa o carro para alimentar cidades

28/06/2025
calor

Stress Térmico: A guerra secreta do seu carro contra o calor

28/06/2025
Xiaomi YU7 é uma espécie de Ferrari chinês elétrico com 835 km de autonomia

Xiaomi YU7 é uma espécie de Ferrari chinês elétrico com 835 km de autonomia

28/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version