A Kia está a expandir a sua linha de compactos K4 na Europa, e depois da versão hatchback, revelou o K4 Sportswagon, uma carrinha do sucessor do Ceed que vai estar disponível no mercado europeu.
O K4 Sportswagon pretende combinar o design dinâmico com utilização dia a dia. Posicionada entre os segmentos C e D (compacto-médio), a carrinha, segundo a marca sul-coreana destina-se a clientes que precisam de mais espaço e flexibilidade, mas que também valorizam um automóvel com um visual marcante e desportivo.

O Kia K4 Sportswagon, com 4.695 mm de comprimento e projetado de acordo com a filosofia de design “Opposites United” da Kia, apresenta uma silhueta mais longa e funcional em comparação com a versão hatchback.
A frente e a traseira, são marcadas por linhas horizontais nítidas que enfatizam a largura e a estabilidade do modelo, enquanto as luzes diurnas “Star Map”, assinatura da Kia e inspiradas em constelações, conferem uma identidade visual distinta.
“Elementos de design característicos, como os puxadores ocultos das portas traseiras, o marcante grafismo da coluna C e a traseira com formato dinâmico, criam um equilíbrio entre desportividade e as necessidades praticas do dia a dia. O resultado é uma carrinha com presença imponente na estrada e, ao mesmo tempo, qualidades práticas marcantes”, sublinha a Kia em comunicado.

No interior, o K4 Sportswagon adota o conceito de habitáculo do hatchback. O amplo painel panorâmico incorpora três ecrãs, um painel de instrumentos de 12,3 polegadas, um ecrã para o sistema de climatização de 5,3 polegadas a que se junta um ecrã do sistema de infoentretenimento de 12,3 polegadas, com suporte do Connected Car Navigation Cockpit (ccNC) da Kia.
Os smartphones podem ser integrados ao sistema sem fios via Android Auto e Apple CarPlay e carregados através de um carregador por indução. Além disso, as atualizações de mapas e software podem ser realizadas remotamente (OTA).

Com a sua carroçaria longa e proporções típicas de uma station wagon, a K4 Sportswagon prioriza a versatilidade, e por isso conta com uma bagageira com capacidade para até 604 litros na versão a gasolina, ou seja, mais 166 litros que o modelo hatchback. Além disso, a generosa distância entre eixos de 2,72 metros garante amplo espaço para as pernas no banco traseiro e um aproveitamento eficiente do espaço.
O K4 Sportswagon vai estar disponível com uma gama de motorizações a gasolina e elétricas, o que reflete a abordagem da Kia para a transição para a eletrificação.

A oferta de motorizações começa com um motor a gasolina 1.0 T-GDI, com 115 CV de potência e transmissão manual de seis velocidades. Este motor também está disponível com tecnologia mild hybrid. Esta versão híbrida por ser combinada com uma transmissão automática de dupla embraiagem de sete velocidades.
Já o motor a gasolina 1.6 T-GDI está equipado com uma transmissão automática de dupla embraiagem de sete velocidades e oferece dois níveis de potência 150 e 180 CV. Para mais tarde está prevista a chegada ao mercado de uma variante full hybrid.
Leia também:


















