A Jaguar tem vindo a reduzir a sua gama de modelos, enquanto a marca se prepara para se reinventar e entrar numa nova era. Abril foi um mês para esquecer…
A estratégia de descontinuar vários modelos, e a falta de produtos é claramente visível nos dados de novos registos na Europa. De acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, apenas 49 modelos Jaguar foram registados no continente europeu em abril.
Isso representa uma queda impressionante de 97,5% em relação a abril de 2024, quando foram registados 1.961 Jaguar na Europa e no Reino Unido. Até agora, neste ano, foram registados apenas 2.665 Jaguar, um número significativamente inferior aos 10.641 registados nos primeiros quatro meses de 2024, uma queda de 75,1%.
Esses números não são necessariamente chocantes, considerando que a Jaguar encerrou a produção de muitos dos seus modelos e descontinuou a venda de carros novos no seu país natal no final do ano passado. O F-Type, o XE e o XF já foram descontinuados há muito tempo, e provavelmente levará mais um ano até a versão de produção do Type 00 chegar.
Leia também: Este Jaguar E-Type Restomod faz jus ao original
Apesar da falta de uma gama robusta da Jaguar, a JLR como um todo não se tem saído tão mal. A Jaguar-Land Rover registou o seu maior lucro numa década no início deste mês, com US$ 3,33 mil milhões no ano fiscal da empresa encerrado em março. A empresa vendeu 272.268 modelos Defender, Range Rover Sport e Range Rover. Isso é significativamente mais do que os 26.862 Jaguars vendidos globalmente durante o mesmo período.
No entanto, os números da Jaguar estão em declínio, com uma queda de 47,7%, para 7.070, no primeiro trimestre de 2025. No entanto, os números de vendas da JLR aumentaram 1,1% no geral, e isso provavelmente se deve, em parte, ao aumento de 14,4% nas vendas na América do Norte durante o mesmo período. Dos 111.413 veículos que a JRL vendeu até agora este ano, 34.764 foram vendidos aqui.