Cansado de ter de lidar com os excessos dos condutores numa rua da localidade francesa de Bezannes, nos arredores de Reims, França, um morador inventou uma forma “caseira” de obrigar a diminuir a velocidade naquela zona: um radar… falso!
Com um tubo de plástico velho e dois rolos de fita preta e amarela, conseguiu disfarçar um poste de eletricidade normal de radar de velocidade.
Uma imitação barata, como a imagem abaixo documenta, mas que à distância passava bem por um dispositivo verdadeiro, e a multar. Resultado: na dúvida, a esmagadora maioria dos automobilistas abrandava mesmo a marcha.
A farsa não demorou a ser descoberta, com várias queixas enviadas ao gabinete do autarca responsável, que fez ouvidos de mercador aos pedidos da população indignada.
Dominique Potar, presidente da junta, não só se recusou a aplicar qualquer tipo de sanção ao autor da “gracinha”, que continua por identificar, como decidiu agradecer publicamente ao cidadão, elogiando o impacto positivo que conseguiu ter na circulação do trânsito.
Tanto mais que o autarca admitiu mesmo poder proceder à instalação de um radar naquele mesmo local. Mas desta feita verdadeiro…
