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A Hyundai quer mostrar as capacidades dinâmicas do Ioniq 5 N, levando quatro exemplares do hot EV para a edição deste ano da Pikes Peak.

A 102ª edição do evento de subida de montanha tem lugar a 23 de junho e contará com dois veículos de produção e dois carros modificados. Os veículos de série também não serão verdadeiramente stock, uma vez que serão efectuadas algumas alterações no interior.

Para bater o recorde de SUV/crossover elétrico de produção, os dois Ioniq 5 N vão dispensar os bancos traseiros. Não porque a Hyundai queira tornar os veículos mais leves, mas sim mais seguros, adicionando uma “cage” na parte de trás. Além disso, o banco do condutor é substituído por um banco Recaro Pro Racer SPA Hans com um arnês de corrida Sabelt de seis pontos compatível com HANS (apoio de cabeça e pescoço). No caso de algo correr mal, haverá um sistema de supressão de incêndios.

Para além destas modificações, o Ioniq 5 N será completamente de série. O sistema de dois motores do modelo será mantido, com até 641 CV quando o overboost estiver ativo. No modo normal, a potência total do sistema continua a ser de 601 cv. A Hyundai apresenta um tempo de 0 a 100 km/h de 3,25 segundos com o controlo de arranque e a potência extra temporária. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 260 km/h.

Paul Dallenbach, onze vezes vencedor do PPIHC, vai tentar bater recordes num dos dois Ioniq 5 Ns “stock”. O outro será conduzido pelo estreante Ron Zaras, um antigo executivo da Hoonigan. Quanto aos dois veículos modificados, serão pilotados pelo piloto do WRC Dani Sordo e pelo quatro vezes vencedor da geral e detentor do título de Rei da Montanha em Pikes Peak Robin Shute. Os dois irão efetuar um teste antes das extenuantes 24 Horas de Nürburgring, marcadas para 30 de maio.

A Hyundai já está a avaliar o Ioniq 5 N em Pikes Peak, mas o veloz EV adoptará uma pintura N em vez deste acabamento vermelho para a corrida real no Colorado. Os quatro veículos vão enfrentar o percurso de 12,42 milhas com nada menos que 156 curvas. Todos os condutores terão de subir 1.500 metros de altitude, cruzando a linha de chegada a 1.200 metros acima do nível do mar.

O recorde absoluto em Pikes Peak pertence a Romain Dumas no Volkswagen I.D. R com um tempo de 7 minutos e 57,148 segundos estabelecido em 2018. É seguro assumir que o Ioniq 5 N não chegará perto, uma vez que o VW foi um carro de corrida elétrico construído especificamente para o efeito.

 

Ricardo Carvalho

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