No ano passado, a Ford venceu a Pikes Peak International Hill Climb com Romain Dumas ao volante do seu F-150 Lightning SuperTruck de 1400 CV.
Em 2023, Dumas ficou em segundo lugar, conduzindo o igualmente potente SuperVan da marca. Este ano, a Ford pretende manter a sua posição no topo do pódio com um carro de corrida Mustang Mach-E especialmente concebido para subidas.
A Ford divulgou no final do mês passado o seu carro de corrida Mustang Mach-E, completo com uma enorme asa traseira e um kit de carroçaria agressivo. Hoje, porém, a empresa divulgou todos os detalhes interessantes sobre o seu carro de corrida Pikes Peak 2025 — e ele pode ser ainda mais impressionante do que o SuperTruck e o SuperVan que o precederam.
O Mach-E segue os passos dos carros de corrida Pikes Peak da Ford que o precederam. Com três motores elétricos que produzem 1.421 cavalos de potência, ele é um pouco mais potente que o SuperVan e o SuperTruck, que produziam exatamente 1.400 cavalos de potência.
A bateria de 50,0 quilowatts-hora do Mach-E alimenta três motores elétricos que operam a uma tensão de 799 V, e todo o sistema de propulsão elétrico é, de alguma forma, mais leve do que no ano passado. Também tem uma impressionante capacidade de travagem regenerativa de 710 quilowatts.
Para garantir que toda essa potência seja aproveitada nas 156 curvas do circuito de Pikes Peak, a Ford equipou o Mach-E com jantes especiais de magnésio forjado com pneus Pirelli P-Zero. Os travões de carbono reduzem a velocidade do veículo elétrico.
«Continuamos a ultrapassar os limites do que é possível com veículos elétricos. Este protótipo Super Mustang Mach-E representa a próxima etapa na nossa jornada de eletrificação: mais leve, mais enxuto, igualmente potente e mais capaz em competições de alta altitude.» — Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance
Esta será a terceira participação de Dumas em Pikes Peak com a Ford e a sua décima no total. Dumas ainda detém o recorde em Pikes Peak com a volta de 7:57.148 que estabeleceu ao volante do Volkswagen ID.R concept em 2018.
«Depois da incrível corrida do ano passado com o F-150 Lightning SuperTruck e o SuperVan 4.2 antes dele, estou honrado por estar de volta à Ford para enfrentar este desafio mais uma vez. Este Mach-E é uma máquina diferente e estamos ansiosos para ver o que ele pode fazer na montanha.», referiu Romain Dumas