A Ford e o Grupo Renault anunciaram esta terça-feira uma parceria estratégica, que vai permitir ao construtor automóvel norte-americano, construir novos modelos de veículos elétricos com base na plataforma Ampere do Grupo francês.
Projetados pela Ford e desenvolvidos em parceria com o Grupo Renault, está prevista a produção de dois automóveis, que apresentarão dinâmicas de condução distintas, o autêntico DNA da marca Ford e experiências intuitivas.
Estes dois novos modelos representam o primeiro passo numa ampla ofensiva de novos produtos da Ford na Europa, sendo que o primeiro dos dois veículos, fruto da nova parceria, está previsto chegar aos concessionários no início de 2028.
As empresas pretendem desta forma, potenciar as capacidades comprovadas e a competitividade da plataforma Ampere do Grupo Renault, o ecossistema de fabricação de veículos elétricos e as instalações industriais no norte da França (ElectriCity) para produzir dois veículos elétricos de passageiros totalmente novos com a marca Ford.
“A parceria estratégica com o Grupo Renault representa um passo importante para a Ford e apoia a nossa estratégia de construir um negócio altamente eficiente e preparado para o futuro na Europa. Combinaremos a escala industrial e os ativos de veículos elétricos do Grupo Renault com o design icónico e a dinâmica de condução da Ford para criar veículos divertidos, capazes e com o espírito inconfundível da Ford.”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford Motor Company, em comunicado.
Além da colaboração em veículos elétricos, a Ford e o Grupo Renault também assinaram uma Carta de Intenções (LOI) para uma colaboração no desenvolvimento de veículos comerciais ligeiros na Europa. Segundo o documento, as duas empresas “explorarão a oportunidade de desenvolver e fabricar em conjunto veículos comerciais ligeiros selecionados das marcas Ford e Renault”.
“Esta parceria demonstra a força do nosso conhecimento em colaboração e a nossa competitividade na Europa. A longo prazo, a união das nossas forças com a Ford nos tornará mais inovadores e mais ágeis num mercado automóvel europeu em constante transformação.”, sublinhou François Provost, CEO do Grupo Renault.
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