Fiat Panda comemora 40 anos de vida - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Fiat Panda comemora 40 anos de vida

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
25/06/2020
in Atualidade, Destaques
A A
Fiat Panda comemora 40 anos de vida

Share on FacebookShare on Twitter

Related Post

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Percorrer a história do Fiat Panda significa folhear o álbum de recordações dos recordes de um modelo de 40 anos que soube passar pelo tempo evoluindo, mas mantendo-se sempre fiel a si próprio.

Eis o segredo do sucesso do citadino por excelência da Fiat: uma viatura “para todas as ocasiões” que passou a ser conhecida – depois do lançamento em 1980 no Salão de Genebra – como a caixa mágica repleta de ideias originais, engenhosas e surpreendentes.

O Panda, com o seu espírito de inovação, soube conquistar o coração de todos, tornando-se o automóvel dos recordes: o mais vendido em absoluto em Itália há 8 anos consecutivos; líder – a par do 500 – do mercado dos citadinos compactos na Europa, com mais de 375.000 unidades vendidas anualmente; o primeiro citadino com tração 4×4, o primeiro citadino a conquistar o ambicionado título de “Car of the Year”; o primeiro citadino compacto com alimentação a gás natural produzido em grande escala e, desde fevereiro de 2020, a par do Fiat 500, o primeiro veículo híbrido da FCA com o lançamento da versão mild hybrid, ou seja, o início do percurso da Fiat no mundo eletrificado.

E é pelos motores e pelas inovações tecnológicas do Panda que a Fiat quer começar a falar sobre os quarenta anos de sucessos do ícone italiano: três vídeos – dedicados ao Grupo Motopropulsor, ao Estilo e à Solução Inteligente – em que Luca Napolitano, Responsável da Fiat e da Abarth para a região EMEA, acompanhado por três anfitriões, olhará para o passado, desvendando os segredos do Panda, mas também para o futuro deste modelo intemporal. De facto, para tornar a motorização híbrida ainda mais acessível, a Fiat decidiu produzir também o Panda Easy Hybrid, ou seja, com visual Urban e nível de equipamento Easy, disponível a partir de 9900 euros, criando, assim, o Mild Hybrid mais democrático do mercado.

A anfitriã do primeiro vídeo, dedicado ao Grupo Motopropulsor, é Maria Grazia Lisbona, Engenheira-Chefe de Sistemas de Propulsão e Gestão de Programas da FCA. A seu lado, Luca Napolitano, responsável da marca Fiat, descreve as particularidades técnicas que marcaram as três gerações do Panda.

Desde os primeiros motores derivados do Fiat 126 e Fiat 127 para o Panda 30 e Panda 45, até ao exclusivo sistema de tração 4×4 lançado em 1983: tecnologia tão simples quanto eficiente. Em 1986, chega a nova família Fire: 4 cilindros, refrigeração por líquido e distribuição com árvore de cames à cabeça. Sempre no mesmo ano, o Panda é o primeiro veículo do segmento A com motor Diesel.

Em 2003, chega a segunda série do Panda, ainda mais funcional e transversal mas, simultaneamente, rico em conteúdos inteligentes como o motor MultiJet, o pequeno diesel de injeção direta, disponível a partir de 2004. Em 2006, chegam os dois opostos: de um lado, o Panda 100 HP, pequeno desportivo com motor 1.4, 16 válvulas, 100 cv, com prestações notáveis (de 0 a 100 em 9,5”) e do outro, o Panda Natural Power, com motor 1.2 Fire, 8 válvulas, Natural Power e dupla alimentação a gasolina-gás natural.

Em 2008, é a vez da dupla alimentação a gasolina-GPL.
Com a terceira geração do Panda, lançada no Salão de Frankfurt em 2011, o citadino da Fiat regressa a Itália com a produção na fábrica de Pomigliano d’Arco. São os anos em que cresce a atenção à sustentabilidade e em que, portanto, são precisas soluções amigas do ambiente: mais uma vez, o Panda aceita o desafio de forma original, como só ele é capaz: o gás natural torna-se turbo com o TwinAir Turbo Natural Power de 80 cv.

Um motor sobrealimentado cheio de garra, com elevada potência específica, capaz de conciliar emissões baixas e consumos reduzidos com condução divertida.

Chega também a nova família de motores a gasolina FireFly, pensada para equipar os modelos compactos da FCA. O Panda adota o FireFly de um litro e três cilindros em versão aspirada mild hybrid de 70 cv, a que é associado um motor elétrico BSG (Belt Driven Starter Generator) com potência máxima de 3,6 kW. Uma tecnologia que permite reduzir consumos e emissões em perfeito estilo Fiat e que leva a marca em direção a uma mobilidade cada vez mais económica e democrática, tal e qual como o Panda.

Tags: 40 anosFIATFirePanda
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6
Atualidade

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla
Atualidade

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV
Atualidade

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Next Post
CUPRA entra em contagem decrescente para o lançamento do Formentor

CUPRA entra em contagem decrescente para o lançamento do Formentor

Novo motor V6 biturbo substitui V8 da Ferrari na Maserati

Novo motor V6 biturbo substitui V8 da Ferrari na Maserati

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version