A Fiat apresenta o Tris, um pequeno veículo utilitário elétrico de três rodas que lembra inevitavelmente o lendário Piaggio Ape.
Compacto, elétrico e pensado para profissionais, o Fiat Tris é uma solução bastante engenhosa, ecológica e acessível para o transporte leve em ambientes urbanos, especialmente na Itália, nas ruas estreitas de algumas cidades centenárias.
Um veículo que também poderia ter o seu lugar em França, com a multiplicação das zonas de baixas emissões e as restrições de circulação daí decorrentes, tanto mais que o Fiat Tris não enfrenta muitos obstáculos regulamentares, sendo considerado pelo legislador como um quadriciclo leve a motor.
Portanto, não será necessária carta de condução em França, pelo menos não a carta B, mas sim a carta AM, anteriormente designada BSR. Assim, o Fiat Tris deverá estar disponível para pessoas com pelo menos 14 anos de idade.
Leia também: Fiat Panda 4×4 está de regresso com eixo traseiro eletrificado
O nome “Tris” refere-se às suas três rodas, mas também ao seu design modular e à sua assinatura luminosa composta por três LED. Concebido para se adaptar a múltiplas utilizações, é proposto em três configurações: chassis simples, versão com plataforma ou com caixa basculante. Destina-se claramente às empresas de última milha em ambientes urbanos e muito densos.
Com apenas 3,17 metros de comprimento e um raio de viragem reduzido a 3,05 metros, o Tris é perfeitamente adaptado aos centros urbanos. Apesar do seu tamanho reduzido, oferece uma superfície de carga de 2,25 m², suficiente para acomodar uma europalete, tudo com uma capacidade de carga homologada de 540 kg. A bordo, encontra-se um painel de instrumentos digital de 5,7 polegadas, que fornece as informações essenciais ao condutor. Duas tomadas (USB-C e 12V) permitem carregar dispositivos móveis.
A iluminação LED integra a nova assinatura luminosa da Fiat, enquanto vários acessórios também são oferecidos pela Mopar, a divisão de peças sobressalentes da Stellantis e historicamente associada à Fiat e às marcas do antigo grupo FCA.
Sob a carroçaria, o Tris partilha a motorização com o Fiat Topolino (e, consequentemente, também com o Citroën Ami). Está equipado com um motor elétrico de 48 volts que desenvolve uma potência máxima de 12,2 CV e um binário de 45 Nm, permitindo atingir uma velocidade máxima de 45 km/h.
A sua bateria com capacidade de 6,9 kWh garante uma autonomia de cerca de 90 km, de acordo com o ciclo WMTC, específico para quadriciclos leves a motor. Boas notícias para os nossos ouvidos, pois não fará o mesmo barulho horrível e ensurdecedor de um Piaggio Ape, um som que parecia o de uma abelha em pleno voo e um pouco agitada, tudo multiplicado por 100.
O carregamento é fácil, numa tomada doméstica simples de 220 volts: contem com 4h40 para uma carga completa, ou cerca de 3h30 para atingir 80%. Não é necessário nenhum terminal específico nem Wallbox.