O mercado das autocaravanas tem vindo a enriquecer-se com a chegada de modelos elétricos. Agora chega uma proposta deveras original.
Dá pelo nome de X-Van e é o primeiro veículo elétrico lúdico assinado pela Farion, uma marca do grupo Geely que já vende os seus furgões em Portugal, onde destaca a SuperVAN.
Esta X-Van foi apresentada na China e tem por base a plataforma da SuperVAN e posiciona-se exatamente onde os amantes de viagens a procura, até porque custa 269.900 yuanes, perto de 32 mil euros.
A Campervan mede 5,02 m de comprimento, 1,98 m de largura e 2,14 m de altura, com uma distância entre eixos de 3,10 m. As dimensões são bastante boas para um camper compacta, que integra um teto rebatível de acionamento elétrico, desenvolvido para oferecer espaço adicional quando esta estacionada.
A X-Van está equipada com uma bateria LFP produzida pela Gotion High-Tech que promete uma autonomia no ciclo chinês CLTC (mais generoso que o WLTP) de 460 km. E o motor elétrico de 170 kW (cerca de 231 CV) oferece um binário máximo de 336 Nm.
Entre as características mais úteis para a vida em campismo está a função de carga direcional (V2L), que permite utilizar a bateria para alimentar dispositivos externos, como um fogão elétrico, um frigorífico portátil ou um aquecedor de água. Um aspeto muito prático para os amantes da liberdade que não querem abdicar do conforto.