Quando um Tesla Model 3 pode recuperar até 275 quilómetros de autonomia em 15 minutos e um Porsche Taycan até 315 quilómetros em 10 minutos, o fabricante chinês SEVB anuncia ter criado uma bateria capaz de recuperar até 150 quilómetros de autonomia em um minuto.
Recuperar 150 quilómetros de autonomia em apenas um minuto de carga é algo que faz sonhar muitos condutores de carros elétricos. Mas promessas como essa ouvimos muitas todos os anos! Portanto, ouvimos atentamente todos esses anúncios, esperando, antes de nos entusiasmarmos, vê-los um dia se concretizar na vida real…
Hoje, os veículos mais eficientes do mercado conectados aos carregadores mais potentes ainda estão longe de tais proezas. Para ter uma ideia do que realmente existe hoje, um Lotus Eletre pode recuperar, em condições ideais, 400 quilómetros de autonomia em 20 minutos. E um Porsche Taycan com a bateria Performance Plus, 315 quilómetros em 10 minutos.
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Então, quando a empresa SEVB (Sunwoda Electric Vehicles Battery) anuncia uma bateria com capacidades teoricamente excecionais na feira internacional de baterias de Shenzhen (China), isso intriga. O suficiente para pisar nos calos dos gigantes BYD e CATL, que disputam o título de primeiro fornecedor mundial.
A Xinxingchi 2.0, que é o seu nome, é o novo produto apresentado pela SEVB, e as características anunciadas chamam a atenção: até 150 quilómetros de autonomia recuperados em um minuto, 450 km em 5 minutos e uma autonomia total de 800 quilómetros.
Seria capaz de reproduzir 90% deste desempenho mesmo a -20 °C e de realizar 100 000 ciclos de recarga sem degradação. Segundo a empresa, este desempenho tem como objetivo tornar a recarga elétrica tão rápida quanto um abastecimento de combustível.
Mas esses dados mais do que atraentes devem ser relativizados. Em primeiro lugar, o consumo de um veículo é em grande parte determinado por outros fatores além da bateria (peso, aerodinâmica, pneus, etc.).
Além disso, para obter tais resultados, a bateria deve estar em condições ideais de temperatura, assim como o nível de carga restante, que deve estar dentro de uma determinada faixa. Embora o número de 150 km de autonomia recuperados em apenas um minuto seja impressionante, é também evidente que se trata de um pico que a bateria não consegue manter por muito tempo.
Além disso, a potência aceita diminui rapidamente, passando para «apenas» 810 kW em 5 minutos, o que ainda é enorme, estamos todos de acordo! Também não se sabe quanto tempo leva para a bateria, que deve ter cerca de 120 kWh para anunciar uma autonomia de 800 km, carregar de 10 a 80% para poder comparar com os rivais atuais.