As exportações chinesas de veículos elétricos registaram um forte crescimento em setembro, face ao mesmo mês de 2024, beneficiando da expansão internacional das marcas, segundo os dados revelados pela Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM).
Segundo a mesma fonte, as exportações de veículos eletrificados, que incluem automóveis 100% elétricos e híbridos, aumentaram para 222.000 unidades, o dobro do registado em setembro do ano passado, mas ligeiramente abaixo das 224.000 unidades registadas no passado mês de agosto.
A pressão sobre as margens de lucro devido à sobrecapacidade industrial e às guerras internas de preços tem levado os fabricantes chineses a apostar cada vez mais nos mercados externos, sendo a Europa e o sudeste asiático as principais apostas.
A BYD, o maior produtor de veículos elétricos da China, revelou este mês que o Reino Unido se tornou no seu maior externo, com um crescimento de 880% nas vendas em setembro, face ao mesmo mês do ano anterior.
Segundo a empresa, foram vendidos 11 271 veículos no Reino Unido no último mês, com a versão híbrida plug-in do SUV Seal U a representar a maioria das vendas.
Para além do crescimento das exportações, também as vendas domésticas de automóveis ligeiros de passageiros subiram em setembro 11,2% em termos homólogos, o que representa um arrefecimento das vendas face à subida de 15% registada no mês anterior.
No mercado doméstico, as marcas do setor automóvel têm tentado travar as guerras de preços que eclodiram devido à intensa concorrência, apesar disso, as vendas internas da BYD caíram 5,5% em setembro, face a igual período de 2024, o primeiro recuo mensal desde fevereiro do ano passado.