Exosqueleto robótico do Hyundai Motor Group vence Prémio de Design Red Dot - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Exosqueleto robótico do Hyundai Motor Group vence Prémio de Design Red Dot

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
22/04/2020
in Atualidade, Destaques
A A
Exosqueleto robótico do Hyundai Motor Group vence Prémio de Design Red Dot

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O mais recente exosqueleto robótico do Hyundai Motor Group, denominado Vest Exoskeleton (VEX), venceu a categoria de Design de Produto (categoria de Produto Inovador) dos Prémios de Design Red Dot, prestigiada competição internacional que assinala este ano o seu 60º aniversário.

O VEX foi desenvolvido no contexto do compromisso do Hyundai Motor Group para com a saúde e segurança dos seus colaboradores que operam nas linhas de produção. Foi concebido para evitar lesões, ao mesmo tempo que representa um avanço no campo da robótica, o que mereceu a apreciação positiva dos jurados dos Prémios de Design Red Dot.

O design compacto é obtido através da utilização da mais recente tecnologia, que elimina a necessidade de uma bateria. O VEX, que se veste como uma mochila, utiliza um eixo policêntrico para fornecer uma força máxima de 5,5 kg, algo de extraordinário para um equipamento que pesa apenas 2,8 kg.

O VEX foi concebido sobretudo para operadores de linha de produção que necessitam de trabalhar com as mãos acima da cabeça, normalmente, sob as viaturas nas linhas de montagem, tendo sido muito elogiado por aqueles que já o usaram. O Hyundai Motor Group levou a cabo programas-piloto nas suas fábricas dos EUA, obtendo retorno positivo da parte dos colaboradores, que reportaram diminuição da fadiga nos braços e ombros, acompanhada de um aumento da produtividade e da segurança.

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Para além do VEX, o Hyundai Motor Group está a trabalhar noutro robô de baixo peso, também do tipo wearable , o Chairless Exoskeleton (CEX). Com este, os colaboradores conseguem manter-se na posição sentada, sem necessidade de recorrerem a um banco ou a uma cadeira. Paralelamente, o Hyundai Motor Group apresentou o seu Medical Exoskeleton (MEX). Com base nestes exoesqueletos robóticos, o Hyundai Motor Group pensa desenvolver novas versões, tendo por objetivo não só o aumento da produtividade e da segurança no trabalho, mas também o auxílio à reabilitação de pacientes com lesões.

O Grupo pensa implementar o VEX em fábricas espalhadas pelo mundo. A produção comercial, que deverá custar uns assinaláveis 30% menos do que os produtos do mesmo tipo já existentes, ficará a cargo da Hyundai Rotem.

Tags: ExoesqueletoHyundaiRed Dot
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Novos híbridos plug-in da Jaguar Land Rover têm motor 1.5 de três cilindros

Novos híbridos plug-in da Jaguar Land Rover têm motor 1.5 de três cilindros

Ford quer carros mais silenciosos

Ford quer carros mais silenciosos

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version