Evite os buracos na estrada – o seu carro poderá ficar mais danificado do que aquilo que pensa. - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Evite os buracos na estrada – o seu carro poderá ficar mais danificado do que aquilo que pensa.

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
05/02/2021
in Atualidade, Destaques
A A
Evite os buracos na estrada – o seu carro poderá ficar mais danificado do que aquilo que pensa.

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Contamos-lhe neste artigo algumas maneiras de evitar as crateras no asfalto e, acima de tudo, evitar que o seu automóvel fique danificado quando a única hipótese é passar por cima delas.

Os buracos são um problema constante nas estradas portuguesas. No nosso país existem dois tipos de estrada: as melhores da Europa, como já foram apelidadas por muitos, cujo melhor exemplo são as novas autoestradas de asfalto liso, e as muitas estradas esburacadas. Parece que não há um meio termo. Para além de alimentar o risco de acidente, os buracos ou os desníveis nas estradas, causadas pelas passagens constantes de veículos pesados, podem danificar os pneus, os componentes da suspensão e a direção. Mas os problemas das estradas lusas não param por aqui. Há buracos em avenidas movimentadas, desníveis em cruzamentos e remendos de asfalto mal executados que são armadilhas para o automóvel, o que faz com que a suspensão não consiga absorver com a máxima eficácia os buracos, provocando, desta forma, danos no veículo.
Para conseguir enfrentar esta prova de rali diária, o melhor será conduzir devagar e manter a distância para o veículo precedente.
Com as chuvas, mesmo as que ocorrem em tempo mais quente, o número de buracos na rua tende a aumentar exponencialmente. Mas não é apenas a suspensão e os pneus que sofrem com a má conservação do asfalto. As jantes também podem sair com graves danos dependendo da velocidade e do perímetro do buraco. As jantes de ferro podem ser arranjadas, mas no caso de serem de alumínio e se os estragos foram grandes, poderão ter de ser substituídas. O rebentamento de um pneu e a sua consequente inutilização é outro dos problemas. E, neste caso, será sempre necessário trocar dois pneus e nunca só um.
O revistacarros.pt dá-lhe algumas dicas e conselhos para evitar danos no seu automóvel no caso de passar por “dentro” de um buraco.

Reduza a velocidade

No caso de circular numa estrada onde se aperceba da existência de muitos buracos, evite circular com muita velocidade. Se passar por dentro de um buraco no asfalto a uma velocidade mais elevada, é a suspensão que vai absorver todos os impactos. Esta situação pode danificar os batentes de borracha e provocar fissuras nos amortecedores.

Evite poças de água

As poças e os lençóis de água no asfalto são um esconderijo de buracos profundos que, além de poderem furar os pneus e danificar as jantes, podem, também, danificar a suspensão. Contorne sempre as poças de água. Se não puder evitá-las, transponha-os a velocidades muito reduzidas.

Related Post

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025

Evite a utilização excessiva dos travões

Quando utiliza os travões para evitar um buraco, desloca o peso do carro para o eixo dianteiro em quase 70%. Além de desgastar pastilhas e discos, sobrecarrega a suspensão que já tem de agir suportando buracos. Circule sempre devagar em zona esburacadas.

Evite transpor um obstáculo só com uma roda

Todos sabemos que a queda num buraco na estrada nem sempre é evitável. Por isso, sempre que puder avaliar a situação que se lhe depara à frente, tente passar com as duas rodas pelo obstáculo. Ao fazer esta passagem mais homogénea evita torções no chassis. Esta dica é válida para lombas. São muitos os condutores que têm o hábito de passar apenas com as rodas de um dos lados pela lomba, desviando o outro lado do veículo para uma área sem obstáculo. Esta situação e no caso da lomba ser alta, pode produzir torções no chassis.
O alinhamento das rodas deve ser verificado sempre que conduza em estradas problemáticas. Com os impactos em buracos, lombas ou obstáculos, as especificações da geometria de suspensão podem desajustar-se. Por isso, sempre que houver forte impacto em buracos e obstáculos é necessário verificar o alinhamento. Outro problema tem a ver com os pneus. Passar dentro de um buraco pode danificar o pneu ao ponto de rebentar ou de criar uma bolha do lado de dentro e que nem sempre é visível.  Quando passar por dentro de um buraco e perceber que houve pancada, pare logo de seguida e tente inspecionar algumas consequências mais gravosas que possam ter sido resultado do embate.

Lombas também danificam

As lombas têm uma razão de ser: reduzir a velocidade dos carros que circulam. Por isso são colocadas na cidade, especialmente perto de zonas escolares, para que os condutores andem mais devagar e assim evitar acidentes. Mas se ignorar as lombas e não reduzir a velocidade de forma suficiente, quem sofre é o carro.

É certo que nos últimos anos as lombas espalharam-se como se espalharam as rotundas, primeiro fizeram-se rotundas em retas longas para evitar o excesso de velocidade mas quando isso não dá resultado então fazem-se lombas ou, algo ainda pior que está na moda, passadeiras elevadas, que são um grave problema para o carro, porque mesmo que passamos a 50 km/h (velocidade máxima permitida nesses locais, geralmente), é uma velocidade elevada, ora na minha opinião essas lombas apenas fazem com que se gaste muito os pneus, os travões e se possa provocar acidentes devido às travagens repentinas.

Mas uma vez que ninguém parece dissuadir os presidentes de câmara a acabarem com este flagelo das lombas, fica aqui os problemas que o excesso de velocidade nessas lombas pode provocar. 

De seguida recordamos o que pode acontecer se passar nas lombas muito depressa:

  1. Pneus. Embora as lombas sejam arredondadas, passar por elas muito depressa pode provocar o mesmo dano que subir um passeio, ou seja, cortes e deformações.
  2. Amortecedores. A vida útil da suspensão ronda os 60.000 quilómetros, mas se viver numa cidade com muitas lombas e não respeitar os limites de velocidade, a cifra pode reduzir-se para metade!
  3. Chassis. Uma lomba após a outra acaba por dar lugar ao aparecimento de fendas e problemas no motor. Desta forma, o seu carro envelhece mais depressa.
  4. Apoios do motor. Embora não parece os apoios do motor e eventualmente o próprio motor são muito afetados pelas lombas e buracos, porque o choque violente e vibração forte e repentina provocam desgaste acelerado podendo levar a partir os apoios e eventualmente estragar gravemente o motor.
Tags: AsfaltoBuracosClicaCarros
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6
Atualidade

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla
Atualidade

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV
Atualidade

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Next Post
Lancia Ypsilon ainda mexe e ganha restyling para 2021

Lancia Ypsilon ainda mexe e ganha restyling para 2021

TESTE – FIAT 500C 1.0 HYBRID 70 CV LAUNCH EDITION – Ilumina a cidade

TESTE - FIAT 500C 1.0 HYBRID 70 CV LAUNCH EDITION - Ilumina a cidade

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version