Este Toyota Tacoma esconde a mecânica de um Tesla Model 3. Quem diria! - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Este Toyota Tacoma esconde a mecânica de um Tesla Model 3. Quem diria!

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
27/04/2024
in Atualidade, Destaques
A A
Este Toyota Tacoma esconde a mecânica de um Tesla Model 3. Quem diria!

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O dono chama-lhe Tescoma. Porquê? À primeira vista, é apenas uma pick-up Toyota Tacoma de primeira geração. Simples, de fabrico americano, fiável.

Mas se se der uma espreitadela debaixo do capô, ficará surpreendido ao descobrir que o motor a gasolina que costumava “roncar” quando a carrinha era mais nova já não está lá. No seu lugar, encontramos uma cablagem cor de laranja e uma peça de metal grande e brilhante que diz “Tesla“. Mas é tudo mais silencioso. Se caminharmos alguns metros em direção à caixa de carga, veremos que a pick-up não é exatamente de série.

Esta, senhoras e senhores, pode ser a primeira Toyota Tacoma do mundo com metade de uma unidade de tração Tesla Model 3 Performance e uma bateria totalmente substituída. É a ideia de Drewthecarguy nos fóruns Tacoma World, que pegou numa Tacoma de 2002 com tração às duas rodas muito bem cuidada e decidiu transformá-la em algo especial.

Depois de utilizar um Tesla Model 3 como veículo diário durante algum tempo, disse que ficou viciado no binário instantâneo de um VE, pelo que o projeto era claro: converter a velha Tacoma numa pickup alimentada por bateria.
Para manter a configuração original da carrinha, o mentor que teve a ideia decidiu instalar apenas o motor elétrico traseiro de um Tesla Model 3 Performance usado, o que resultou numa potência de cerca de 300 CV. Como lembrete, o Model 3 Performance veio com uma configuração de motor duplo, mas um dos motores não foi usado para esta construção. O sedan elétrico também foi construído na mesma fábrica da Califórnia que a pickup com duas décadas de diferença.

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

A bateria de alta voltagem que saiu de outro Tesla Model 3 foi desmontada e os quatro módulos foram divididos: dois entre as calhas do chassis e dois na caixa de carga, dentro de uma caixa feita à medida.
O construtor afirmou nas suas publicações que decidiu optar por uma bateria do Model 3, porque queria ter cerca de 320 quilómetros de autonomia quando totalmente carregada. A decisão de manter os quatro módulos deveu-se ao facto de o motor elétrico necessitar de 400 volts para funcionar corretamente, pelo que manter apenas dois módulos teria resultado em apenas 200V sem acrescentar hardware adicional.

A suspensão precisava de ser modificada para lidar com o peso extra das baterias, pelo que foi instalada uma configuração de coilover Ridetech. Os travões dianteiros foram melhorados com um conjunto de pinças Cadillac ATS usadas e novos rotores EVO que foram perfurados numa oficina local para se adaptarem aos cubos da Tacoma, enquanto os traseiros receberam um conjunto de travões de origem Tesla.

A direção assistida utiliza uma bomba Volvo e os travões assistidos contam com uma bomba de vácuo Tesla Model S, ambas alimentadas a eletricidade. Existe também um compressor de ar condicionado de origem Tesla Model S.
Quanto ao carregamento, a maioria das outras conversões com Tesla mantém o conetor NACS do veículo elétrico, bem como a capacidade do veículo para carregar nos Superchargers. Mas este não. O homem por detrás do projeto disse que optou por um controlador de unidade de tração pós-venda da EV Controls e que o carregamento seria feito através de um conetor J1772 para manter as coisas mais baratas.

Quanto ao desempenho, o Tacoma convertido que foi construído no ano passado é supostamente capaz de ir de zero a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. É bastante rápido para um hot hatch moderno, quanto mais para uma carrinha com 22 anos.

 

Tags: Model 3Toyota Tacoma
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Mercedes-Benz em testes com nova geração do CLA

Mercedes-Benz em testes com nova geração do CLA

Mercedes-AMG E 53 Hybrid 4Matic+ já tem preço para Portugal

Mercedes-AMG E 53 Hybrid 4Matic+ já tem preço para Portugal

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version