Enquanto a Europa avança a todo o gás rumo à eletrificação, um novo protagonista surge em cena com um feito impressionante: o Lynk & Co 08, um SUV híbrido plug-in (PHEV) que estabelece o novo recorde de autonomia elétrica no mercado europeu. Com 200 km de alcance exclusivamente a bateria, este modelo da Geely não só supera a concorrência como também se apresenta como a opção ideal para quem ainda não se sente preparado para um veículo 100% elétrico.
O equilíbrio entre eletricidade e combustão
Equipado com um motor a combustão de 1.5L (135 cv) e um motor elétrico de 208 cv, o Lynk & Co 08 combina eficiência e potência sem compromissos. Mas o verdadeiro destaque vai para a sua bateria de 39,6 kWh, capaz de carregar rapidamente em postos DC – passando de 10% a 80% em apenas 33 minutos.
Para os condutores europeus, isto significa viagens urbanas e suburbanas totalmente elétricas, com a segurança de um depósito de combustível para percursos mais longos. E, ao contrário de muitos carros elétricos chineses, o 08 escapa às pesadas taxas da UE por ser um híbrido, mantendo um preço competitivo: a partir de €53.995 (versão Core).
Além do desempenho, o 08 chama a atenção com um design arrojado, faróis Matrix LED (na versão topo de gama) e jantes de 21 polegadas. O interior não fica atrás, com um sistema de som Harman Kardon e a plataforma CMA Evo, a mesma utilizada em modelos premium como o Polestar 2 e o Volvo XC40.
Grande aposta para relançar as vendas
A marca, que registou uma queda de 33% nas vendas este ano, espera que o 08 aproveite o crescente interesse pelos SUVs médios na Europa. E os números sugerem que a estratégia pode funcionar: afinal, quem não quer um carro que oferece autonomia elétrica recorde sem abdicar da flexibilidade de um híbrido?
E para Portugal? Por enquanto, os portugueses terão de esperar – o modelo ainda não tem planos de chegar ao mercado nacional. Mas, para os restantes europeus, julho marca o início de uma nova era na mobilidade sustentável.