O Renault Filante, nome é inspirado em dois automóveis da marca francesa do passado, é um laboratório sobre rodas, concebido para estabelecer um novo padrão de eficiência para automóveis elétricos.

Desta forma, o atual Filante que sucede ao 40 CV des Records e o Étoile Filante (estrela-cadente), monolugares “perseguidores de recordes” que conquistaram para a Renault uma série de prémios de velocidade e resistência, nos anos 20 e 50, respetivamente, conseguiu percorrer 1.080 km em menos de dez horas, a uma velocidade média de 102 km/h, sem carregar a bateria de 87 kWh, do mesmo tamanho que a bateria que alimenta o Scenic E-Tech, 100% elétrico.
O recorde alcançado a 18 de dezembro, na pista de testes da UTAC, em Marrocos, após uma primeira tentativa em outubro que acabou cancelada devido ao mau tempo e que serviu, segundo a Renault, para alcançar um recorde baseado no mundo real, em vez de simplesmente obter um recorde absoluto de distância percorrida por um veículo elétrico.

“Se o seu único objetivo fosse percorrer a maior distância possível entre recargas, os designers e especialistas poderiam ter equipado este protótipo de demonstração com uma bateria enorme ou conduzi-lo no modo ecológico, a uma velocidade média de 30 km/h”, esclareceu a Renault em comunicado.
Desta forma, os engenheiros da marca francesa tinham a missão de atingir uma velocidade média superior a 109 km/h, visando percorrer mais de 1000 km em menos de 10 horas, incluindo as paradas nos boxes para troca de piloto. No final o Filante Record 2025 terminou o desafio com 11% de capacidade da bateria, o que lhe permitiria percorrer mais 120 km a velocidades superiores a 100 km/h.

“Para enfrentar este desafio, foi necessário explorar ao máximo todas as alavancas de eficiência, maximizando a aerodinâmica, minimizando o peso e otimizando os materiais”, esclareceu a Renault.
As explorações estilísticas, a tecnologia inovadora e o desempenho comprovado na vida real do Renault Filante Record 2025 são muito mais do que um simples exercício de engenharia, já que a marca francesa não esconde que “as conclusões desta iniciativa irão influenciar o desenvolvimento de futuros modelos elétricos para estrada, permitindo-lhes atingir níveis de eficiência cada vez mais elevados e satisfazer cada vez melhor as necessidades reais dos clientes, mesmo nas condições mais exigentes, como velocidades sustentadas em autoestradas”.



















