Por um breve momento, quando vimos pela primeira vez a foto do perfil desta nova criação, não tínhamos a certeza do que estávamos a ver. Um Mustang profundamente remodelado?
Um BMW Série 8 Coupe moderno com um toque de carroçaria personalizada? Na verdade, não é nada disso. O que se vê é o Bovensiepen Zagato, um GT com carroçaria personalizada baseado no BMW M4 Coupé, que faz a sua estreia mundial no Villa d’Este Concorso d’Eleganza este fim de semana.
Se o nome Bovensiepen lhe soa familiar, é porque deve ser – pelo menos se for fã da BMW. A família por trás dele é a fundadora da Alpina, a renomada marca de desempenho que a BMW adquiriu totalmente em 2022.
Aparentemente, o clã sediado em Buchloe não conseguiu abandonar o negócio de construir carros rápidos e luxuosos. Assim, sob o nome da família, lançaram uma nova marca com o objetivo de se tornarem um «fabricante de automóveis excecionais que incorporam o conceito de condução refinada». Sem pressão.
A primeira criação é este coupé GT com carroçaria personalizada que se vê aqui, fabricado em colaboração com ninguém menos que a lendária casa de design italiana Zagato. Essa parceria por si só já parece um esboço de concept que ganhou vida.
O Bovensiepen Zagato exibe com orgulho o seu teto duplo, uma das características mais famosas da Zagato. Além disso, é difícil identificar painéis em comum com o carro doador, o M4. O design parece uma mistura de influências, com a dianteira e a traseira a ecoar algumas características do agora extinto i8, combinadas com elementos subtis ao estilo Alpina.
Olhe atentamente para as luzes traseiras e verá uma fina assinatura luminosa que lembra vagamente as faixas familiares da Alpina. As rodas de 20″ também parecem fazer referência a essa linhagem.
No geral, o visual é limpo, mas a dianteira em particular parece um pouco anónima. Elegante, sem dúvida, mas não exatamente memorável. Ainda assim, eles livraram-se da grelha dupla do M4, o que podemos considerar uma vitória.
Toda a carroçaria é construída quase inteiramente em fibra de carbono, o que ajuda a compensar parte da carroçaria adicional e da personalização. Mesmo assim, o peso final chega aos 1.895 kg, um pouco acima dos 1.775 kg do M4 básico.
Leia também: O primeiro novo Alpina vai ser um BMW Série 7 elétrico
Ao entrar, o layout central do M4 está presente, mas atualizado com uma mistura de materiais e cores personalizados. O exemplo mostrado apresenta um interior azul profundo, mas a personalização é o nome do jogo aqui. A Bovensiepen diz que os compradores podem escolher entre 16 cores de couro padrão, 45 tons de Alcântara e ainda mais opções através de um programa totalmente personalizado.
O que sabemos é que o motor é o 3.0 litros turboalimentado de seis cilindros em linha do M4, profundamente reformulado para oferecer 611 CV (449 kW) e 700 Nm de binário. É um aumento significativo em relação aos 480 CV e 550 Nm do M4 padrão. Apesar de ser 120 mais pesado que o M4 básico, o Bovensiepen GT consegue uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e atinge uma velocidade máxima “acima de 300 km/h”, de acordo com seus fabricantes.
Há também um escape Akrapovic de titânio que pesa apenas 22 kg, cerca de 40% mais leve do que uma configuração convencional. A suspensão é feita por amortecedores Damptronic especialmente desenvolvidos pela Bilstein, ajustados especificamente para o que a Bovensiepen chama de experiência de condução “Gran Turismo”. Pode-se alternar entre os modos Conforto, Desportivo e Desportivo Plus.