Se dermos uma olhada aos arquivos da própria marca, veremos uma grande quantidade de preparações Manhart para as atuais séries M3/M3 Touring/M4 (G80, G81, G82).
A última vez que nos apresentaram um M3 familiar com 855 CV foi há seis meses. Um aumento de potência de 325 CV parece bastante exagerado. Mas é evidente que há algo mais. Aqui está o novo Manhart MH4 900.
E não, o “900” do nome não indica as prestações deste veículo.
O último M4 dos especialistas da BMW em Wuppertal tem ainda mais potência: 922 CV e 1.190 Nm. Com base num M4 Competition com tração traseira, foram extraídos 412 CV e 540 Nm de binário adicional do motor biturbo S58 de 3,0 litros e seis cilindros.
Segundo a Manhart, estes números assustadoramente elevados foram alcançados através de uma melhoria do turbocompressor, um novo intercooler, pistões e bielas forjados, uma admissão de fibra de carbono e um ajuste da eletrónica do motor.
O preparador anuncia que, com a sua própria atualização “Stage 2”, a transmissão automática de 8 velocidades está agora preparada para suportar até 1300 Nm de binário. Algo lógico, uma vez que a transmissão de série da BMW não está preparada para suportar tal torrente de energia.
Um sistema de escape Remus em aço inoxidável com quatro tubos de escape de 110 mm, que pode ser melhorado com coletores HJS de 200 células, novos tubos de descida e supressores OPF sob encomenda, proporciona o fundo acústico adequado. Mas sem a aprovação da ITV. Os tubos de escape podem ser revestidos com fibra de carbono ou material cerâmico.
Leia também: Manhart dá à M3 Touring exatamente o que precisava: mais potência
Por falar em cerâmica: a Manhart considera que os travões de carbono-cerâmica originais da BMW são suficientemente potentes para domar os valores de desempenho de quase quatro dígitos. A suspensão, no entanto, é outra história.
Neste caso, a atenção centra-se nas molas helicoidais H&R ajustáveis em altura e em “outras otimizações da suspensão”. Há também novas jantes Raffa em 10,5×20 polegadas à frente e 11,5×21 polegadas atrás com pneus 285/30/20 e 305/25/21.
Como se pode ver, o último BMW M4 da Manhart também tem um aspeto bastante atraente por fora, e o kit de carroçaria em carbono da casa desempenha um papel importante na transmissão dessa imagem “ameaçadora”.
Inclui um capô com entradas de ar GTR, novas grades do radiador, um spoiler, bem como flics, tampas dos espelhos retrovisores, saias laterais, lâminas laterais nas asas e, para a parte traseira, um difusor que inclui extensões laterais, fixações na saia e um spoiler inferior dividido em três partes.
No interior, as barras anti-roll Clubsport em cor champanhe criam um ambiente que faz jus a esta preparação extremamente selvagem.