Aqui estão as primeiras fotos oficiais da sexta geração do Jeep Cherokee. Um modelo anunciado para o ano 2026 na América do Norte e que não atravessará o Atlântico.
A política da marca aventureira da gigante Stellantis prefere agora, no velho continente, o Jeep Compass, mais compacto, cujo formato e, sobretudo, o preço serão mais adequados. Nos Estados Unidos, o Jeep Cherokee é uma verdadeira saga. A primeira versão, batizada internamente de Cherokee SJ, data de 1974.
Permaneceu no catálogo até 1983. Seguiram-se o Cherokee XJ (1984-2000), o KJ (2001-2007), o KK (2007-2012) e, por fim, o Jeep Cherokee KL, lançado em 2013, que passou por uma remodelação em 2018. Este último saiu discretamente de cena em 2023. Há dois anos que se colocava a espinhosa questão da sua substituição. Aqui está ele hoje, através das primeiras fotos oficiais.
Numa penumbra habilmente orquestrada, destaca-se a silhueta do Jeep Cherokee Mk6. Jeep Por outro lado, ao contrário dos seus antecessores, o novo Jeep Cherokee não chegará à Europa. A Stellantis, proprietária da marca americana, considera que é mais oportuno oferecer o Jeep Compass (4,55 m) no velho continente, mas também na América do Sul.
Este último preenche a lacuna entre o Jeep Renegade (4,24 m) e o Jeep Grand Cherokee (4,91 m), cuja quinta versão foi lançada em 2021 e que, no nosso mercado, aposta numa motorização híbrida recarregável a gasolina com base num bloco de quatro cilindros 2.0 turbo que será posteriormente utilizado nos futuros Alfa Romeo Stelvio e Giulia.
O novo Jeep Cherokee deverá ser um pouco mais imponente do que o atual, passando de 4,63 m para cerca de 4,70 m. A sua generosa comprimento permite-lhe competir com o Audi Q5, o BMW X3 e o Mercedes GLC. Sem surpresa, o estilo do novo Jeep Cherokee lembra o do novo Jeep Compass.
Um design caraterizado por uma grelha mais fina do que no passado, que liga, através das sete barras incontornáveis, os dois faróis com uma assinatura luminosa cuidada. E em termos de personalização, um teto preto distinguirá as versões mais elegantes.
Assim como o Jeep Grand Cherokee, o novo Cherokee terá uma oferta multi-energia, mas a marca não revelou nenhuma informação técnica por enquanto. Duas hipóteses ainda estão em aberto em relação ao chassis.
Primeiro, a plataforma STLA Medium, que já equipa os Peugeot 3008 e 5008, o Opel Grandland, o Citroën C5 Aircross 2, o DS N°8 e, claro, o novíssimo Jeep Compass, revelado na Europa no início de maio.Segundo, no nível superior, a plataforma STLA Large mencionada por vários meios de comunicação americanos, que já equipa o Jeep Grand Wagonneer S e na qual serão baseadas as próximas versões do Alfa Romeo Stelvio e Giulia.
Este grande chassis teria a vantagem de facilitar a logística, uma vez que já está industrializado nas fábricas americanas. Já a plataforma STLA Medium é exclusiva das fábricas europeias de Sochaux, Rennes, Eisenach e Melfi.