Elon Musk, o CEO da Tesla, revelou que a produção do robotáxi da marca, o Cybercab, bem como do robô humanoide Optimus será “agonizantemente lenta” antes de acelerar mais tarde.
Respondendo a uma publicação na rede social sobre o início da produção do Cybercab em menos de 100 dias, Musk disse que o ritmo do aumento da produção depende da complexidade, observando que a velocidade de produção é inversamente proporcional ao número de novas peças e etapas de produção envolvidas.

“Para o Cybercab e o Optimus, quase tudo é novo, então o ritmo inicial de produção será extremamente lento, mas acabará eventualmente por ser incrivelmente rápido mais tarde”, escreveu Musk.
With the important caveat that initial production is always very slow and follows an S-curve.
The speed of the production ramp is inversely proportionate to how many new parts and steps there are.
For Cybercab and Optimus, almost everything is new, so the early production…
— Elon Musk (@elonmusk) January 20, 2026
O fabricante de veículos elétricos norte-americano anunciou recentemente que está no caminho certo para iniciar a produção em larga escala do Cybercab em 2026, enquanto a produção do Optimus, o robô humanoide da Tesla deverá começar no final do ano.

Recorde-se que no ano passado, a Tesla lançou um serviço limitado de robotáxis em Austin, Texas, utilizando os seus SUVs Model Y equipados com uma versão do seu software de condução totalmente autónoma. As primeiras operações foram realizadas em áreas delimitadas por geolocalização e incluíam um monitor de segurança humano que acompanha as viagens no banco do passageiro.
Já o projeto de robô Optimus é visto por Elon Musk como fundamental para a estratégia de longo prazo da Tesla, considerando que pode eventualmente superar o negócio de veículos da empresa.


















