Elétricos também deixam rasto mais tóxico que o fumo de escape - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Elétricos também deixam rasto mais tóxico que o fumo de escape

Vitor Mendes by Vitor Mendes
17/02/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Norma Euro 7 foi aprovada pelo Parlamento Europeu, mas há mais…

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A transição para veículos elétricos é um passo importante na redução das emissões de gases poluentes, mas não resolve todos os problemas associados à mobilidade. O “rasto” invisível do desgaste de pneus e travões é um deles. Elétricos e combustão, todos emitem partículas mais tóxicas que o fumo de escape. 

Enquanto o mundo se foca na redução das emissões de gases de escape dos veículos tradicionais, um problema menos visível, mas igualmente preocupante, ganha destaque: as emissões não diretas dos automóveis. Estas incluem partículas tóxicas libertadas pelo desgaste dos pneus, dos travões e até mesmo da superfície das estradas. E, surpreendentemente, os carros elétricos, apesar de não emitirem gases poluentes diretamente, também contribuem para este fenómeno.

O que são emissões não diretas?
As emissões não diretas são partículas microscópicas que resultam do atrito entre os pneus e o pavimento, do desgaste dos travões e da degradação do asfalto. Estas partículas, muitas vezes invisíveis a olho nu, contêm metais pesados e outros compostos químicos que podem ser altamente prejudiciais para a saúde humana e para o meio ambiente. Estudos indicam que, em algumas cidades, estas emissões já ultrapassam as dos gases de escape dos veículos com motores de combustão interna.

Related Post

Apple chinesa

Apple chinesa dos aspiradores vai produzir carros. E que carros!

14/09/2025
SEAT

SEAT diz não aos carros elétricos. E o motivo é simples!

14/09/2025
Comprou 240 Land Rover Defender e fez o negócio de uma vida

Comprou 240 Land Rover Defender e fez o negócio de uma vida

14/09/2025
Tesla, BYD

Quer saber o que diz a Mercedes sobre os motores BMW?

13/09/2025

Por que os carros elétricos também são afetados?
Os carros elétricos, embora não emitam dióxido de carbono (CO₂) ou óxidos de azoto (NOx) durante a condução, tendem a ser mais pesados devido às suas baterias. Este peso adicional aumenta o desgaste dos pneus e dos travões, libertando mais partículas para a atmosfera. Além disso, a potência instantânea dos motores elétricos pode agravar o problema, pois acelerações bruscas contribuem para um maior atrito com o pavimento.

Impactos na saúde e no ambiente
As partículas resultantes do desgaste dos pneus e travões são suficientemente pequenas para penetrarem profundamente nos pulmões, podendo causar problemas respiratórios, cardiovasculares e até cancro. Além disso, estas partículas podem ser transportadas pelo vento e pela chuva, contaminando solos e cursos de água, afetando ecossistemas inteiros.

O que pode ser feito?
Especialistas sugerem várias medidas para mitigar este problema:

-Desenvolvimento de pneus ecológicos: Investigação e inovação para criar pneus que libertem menos partículas durante o uso.

-Melhoria das superfícies das estradas: Utilização de materiais mais duráveis e menos abrasivos pode reduzir o desgaste dos pneus.

-Sistemas de travagem regenerativa: Nos carros elétricos, a travagem regenerativa reduz o uso dos travões convencionais, diminuindo o desgaste e a libertação de partículas.

-Políticas públicas: Regulamentação mais rigorosa sobre os materiais usados em pneus e travões, bem como investimento em infraestruturas mais sustentáveis.

Tags: carros elétricosElétricos
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

Apple chinesa
Atualidade

Apple chinesa dos aspiradores vai produzir carros. E que carros!

by Vitor Mendes
14/09/2025
SEAT
Atualidade

SEAT diz não aos carros elétricos. E o motivo é simples!

by Vitor Mendes
14/09/2025
Comprou 240 Land Rover Defender e fez o negócio de uma vida
Atualidade

Comprou 240 Land Rover Defender e fez o negócio de uma vida

by Ricardo Carvalho
14/09/2025
Next Post
Elétrico ‘dois em um’: Novo Kia EV4 pode assumir dois formatos

Elétrico 'dois em um': Novo Kia EV4 pode assumir dois formatos

Kit retro transforma camião Suzuki num Datsun dos anos 70

Kit retro transforma camião Suzuki num Datsun dos anos 70

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Apple chinesa

Apple chinesa dos aspiradores vai produzir carros. E que carros!

14/09/2025
SEAT

SEAT diz não aos carros elétricos. E o motivo é simples!

14/09/2025
Comprou 240 Land Rover Defender e fez o negócio de uma vida

Comprou 240 Land Rover Defender e fez o negócio de uma vida

14/09/2025
Tesla, BYD

Quer saber o que diz a Mercedes sobre os motores BMW?

13/09/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version