Elétricos também deixam rasto mais tóxico que o fumo de escape - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Elétricos também deixam rasto mais tóxico que o fumo de escape

Vitor Mendes by Vitor Mendes
17/02/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Norma Euro 7 foi aprovada pelo Parlamento Europeu, mas há mais…

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A transição para veículos elétricos é um passo importante na redução das emissões de gases poluentes, mas não resolve todos os problemas associados à mobilidade. O “rasto” invisível do desgaste de pneus e travões é um deles. Elétricos e combustão, todos emitem partículas mais tóxicas que o fumo de escape. 

Enquanto o mundo se foca na redução das emissões de gases de escape dos veículos tradicionais, um problema menos visível, mas igualmente preocupante, ganha destaque: as emissões não diretas dos automóveis. Estas incluem partículas tóxicas libertadas pelo desgaste dos pneus, dos travões e até mesmo da superfície das estradas. E, surpreendentemente, os carros elétricos, apesar de não emitirem gases poluentes diretamente, também contribuem para este fenómeno.

O que são emissões não diretas?
As emissões não diretas são partículas microscópicas que resultam do atrito entre os pneus e o pavimento, do desgaste dos travões e da degradação do asfalto. Estas partículas, muitas vezes invisíveis a olho nu, contêm metais pesados e outros compostos químicos que podem ser altamente prejudiciais para a saúde humana e para o meio ambiente. Estudos indicam que, em algumas cidades, estas emissões já ultrapassam as dos gases de escape dos veículos com motores de combustão interna.

Related Post

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Por que os carros elétricos também são afetados?
Os carros elétricos, embora não emitam dióxido de carbono (CO₂) ou óxidos de azoto (NOx) durante a condução, tendem a ser mais pesados devido às suas baterias. Este peso adicional aumenta o desgaste dos pneus e dos travões, libertando mais partículas para a atmosfera. Além disso, a potência instantânea dos motores elétricos pode agravar o problema, pois acelerações bruscas contribuem para um maior atrito com o pavimento.

Impactos na saúde e no ambiente
As partículas resultantes do desgaste dos pneus e travões são suficientemente pequenas para penetrarem profundamente nos pulmões, podendo causar problemas respiratórios, cardiovasculares e até cancro. Além disso, estas partículas podem ser transportadas pelo vento e pela chuva, contaminando solos e cursos de água, afetando ecossistemas inteiros.

O que pode ser feito?
Especialistas sugerem várias medidas para mitigar este problema:

-Desenvolvimento de pneus ecológicos: Investigação e inovação para criar pneus que libertem menos partículas durante o uso.

-Melhoria das superfícies das estradas: Utilização de materiais mais duráveis e menos abrasivos pode reduzir o desgaste dos pneus.

-Sistemas de travagem regenerativa: Nos carros elétricos, a travagem regenerativa reduz o uso dos travões convencionais, diminuindo o desgaste e a libertação de partículas.

-Políticas públicas: Regulamentação mais rigorosa sobre os materiais usados em pneus e travões, bem como investimento em infraestruturas mais sustentáveis.

Tags: carros elétricosElétricos
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito
Atualidade

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda
Atualidade

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Xiaomi
Atualidade

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

by Ricardo Carvalho
16/06/2025
Next Post
Elétrico ‘dois em um’: Novo Kia EV4 pode assumir dois formatos

Elétrico 'dois em um': Novo Kia EV4 pode assumir dois formatos

Kit retro transforma camião Suzuki num Datsun dos anos 70

Kit retro transforma camião Suzuki num Datsun dos anos 70

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

Teste – Polestar 4 Long Range Dual Motor – O menino bonito

16/06/2025
Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

Existem 19 destes Nissan restomod e um está à venda

16/06/2025
Xiaomi

Xiaomi SU7 Ultra arrasa Rimac Nevera em Nürburgring

16/06/2025
BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

BMW M5 da Mansory é um sonho alimentado a carbono

16/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version