É verdade que os elétricos não precisam de manutenção? - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


É verdade que os elétricos não precisam de manutenção?

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
07/04/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Manutenção

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

É frequente ouvirmos dizer que os automóveis elétricos não necessitam de (quase) nenhuma manutenção. À primeira vista, isto é verdade: menos peças, menos mudanças de óleo, menos problemas.

Mas a realidade é um pouco mais matizada. Eis o que realmente precisa de saber antes de guardar o seu kit de ferramentas (ou a sua carteira) para sempre.

Menos trabalho mecânico, menos incómodo?
Este é um dos argumentos mais comuns utilizados pelos defensores dos automóveis elétricos: os automóveis elétricos quase não necessitam de manutenção. É uma promessa tentadora, mas será mesmo verdade?

Leia também: Como pedir o incentivo para a aquisição de carros elétricos

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

É verdade que a sua conceção é mecanicamente mais simples do que a dos veículos de combustão. Sem correia de distribuição, sem embraiagem, sem caixa de velocidades complexa e, sobretudo, sem mudança de óleo do motor. Com menos peças móveis, o motor elétrico desgasta-se muito menos. Outra vantagem: a travagem regenerativa, que abranda o carro enquanto recarrega a bateria, reduz consideravelmente o desgaste dos calços dos travões. De facto, não é invulgar ter ainda pastilhas e discos de travão originais após 200.000 km.

Peças a ter em conta
No entanto, seria um eufemismo dizer que um carro elétrico não precisa de manutenção. Os pneus, que são frequentemente sujeitos a um binário instantâneo, desgastam-se mais rapidamente.

Os fluidos dos travões, os filtros do habitáculo, o sistema de ar condicionado e o software de bordo precisam de ser verificados regularmente.

E não esqueçamos a bateria de 12V e, claro, a bateria de tração, o coração do veículo, que requer um controlo cuidadoso, especialmente ao fim de vários anos. Um conselho para aqueles que recorrem frequentemente ao carregamento rápido: não se esqueçam de seguir as recomendações do fabricante, nomeadamente no que diz respeito ao pré-condicionamento.

Conclusão: sim, a manutenção é menos frequente e muitas vezes menos dispendiosa… mas isso não significa que tenha desaparecido.

Manutenção

Tags: ElétricosManutenção
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
CEO da Koenigsegg vai de Toyota GR Yaris para o trabalho

CEO da Koenigsegg vai de Toyota GR Yaris para o trabalho

Este Ariel Nomad Tactical tem 817 km e está à venda

Este Ariel Nomad Tactical tem 817 km e está à venda

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version