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A chegada da renovada geração do Mégane traz consigo uma nova versão RS Line que substitui a anterior GT Line. “Cola-se” ainda mais à variante desportiva RS Trophy, mas no caso desta “nossa” unidade mantém o Diesel dCi de 115 CV.

Lançado em 2016, a atual geração do Renault Mégane chegou a meio do seu ciclo de vida. Como em equipa que ganha não se mexe, a marca francesa decidiu-se por alterações de pormenor, tanto do lado de fora, como do lado de dentro, preferindo a introdução de novos níveis de equipamento e de uma versão híbrida plug-in denominada E-Tech.
Para se perceber que este é um novo Mégane, é preciso olhar para ele com atenção. À frente, os faróis passam a ostentar sempre a tecnologia LED Pure Vision, e atrás, os farolins contam com uma nova linha de díodos mais fina. Os para-choques foram igualmente alvo de pequenos retoques, tal como a grelha. Somam-se jantes redesenhadas e apêndices aerodinâmicos que fazem parte do nível de equipamento RS Line de cariz mais dinâmico que substitui o anterior GT Line.
No interior também há mudanças visíveis. O painel de instrumentos, por exemplo, é agora totalmente digital e de 10,2” (anteriormente era de 7” e tinha indicadores analógicos nos lados). O ecrã da consola central, que dá acesso ao sistema de infoentretenimento, pode ser de 7 ou 9,3” (no caso da nossa unidade), mas independentemente do escolhido, temos acesso ao sistema operativo Easy Link, compatível com Android Auto e Apple Car Play. De louvar, a manutenção de botões e comandos físicos, mais fáceis de acionar em condução, e, por fim, um novo material mais brilhante a rodear este ecrã que lhe confere um aspeto de maior qualidade.

Blue dCi chega?

A motorização em teste não é novidade. Trata-se do Blue dCi de 115 CV que, como veremos adiante, encaixa muito bem neste novo nível de equipamento RS Line.
Quando se ocupa o lugar do condutor (com excelentes bancos tipo bacquet) percebe-se, por um lado, que a qualidade poderia ser superior, tanto em materiais como em montagem, mas, por outro lado, que a posição de condução continua a ser uma das melhores do segmento.
Apesar da parafernália “sporty” que encerra este Mégane em termos de imagem, os 115 CV não fazem dele um desportivo, sobretudo porque têm de lidar com um peso de 1.391 kg que, em várias situações, acaba por se refletir negativamente nos consumos. Em autoestrada, a estabilidade direcional é boa e não é difícil manter velocidades de cruzeiro de bom nível com baixos ruídos aerodinâmicos. Claro que este 1.5 tem turbocompressor, mas o tempo de resposta é impercetível. A partir das 1.900 rpm o binário está todo disponível e o motor dura até muito perto das 4.000 rpm. Já numa estrada secundária, a solução ideal é escolher o modo Sport do sistema Multisense (existem ainda o Eco e o Conforto) para se ter boa resposta do acelerador. A direção fica um pouco mais dura e a caixa manual de velocidades parece mais rápida, mas nem por isso perde a aspereza (e pouca precisão) que denota desde o primeiro momento.
Nos pisos piores, surpreende a maneira como, mesmo com jantes de 18”, o Mégane passa sem “abanar” os passageiros, sendo apenas de lamentar o elevado ruído produzido pelo tablier e painéis do habitáculo (uma situação algo estranha e pouco habitual que acreditamos que possa ser um problema da unidade ensaiada).
Em estrada aberta rola com enorme tranquilidade, fazendo desconfiar das suas aptidões para enfrentar uma sequência de curvas mais sinuosa. Mas não. O acerto da suspensão volta a surpreender, revelando-se obediente quando o condutor escolhe a trajetória e cooperante quando é propositadamente provocado.

Texto Ricardo Carvalho
Fotos Paulo Calisto

FICHA TÉCNICA
Renault Mégane BluedCi 115 RS Line
TIPO DE MOTOR Diesel, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.461 cm3
POTÊNCIA 115 CV às 3.750 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 260 Nm às 2.000 rpm
V. MÁXIMA 190 km/h
ACELERAÇÃO 11,4 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 4,5 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 119 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.359 / 1.814 / 1.447 mm
PNEUS 215/50 R18
PESO 1.391 kg
BAGAGEIRA 384 l
PREÇO 32.350 €
GAMA DESDE 28.950 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 134,17 €
LANÇAMENTO Agosto de 2020

Ricardo Carvalho

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