Contacto - Renault Mégane BluedCi 115 RS Line - Mudança de... linhas - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Contacto – Renault Mégane BluedCi 115 RS Line – Mudança de… linhas

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
28/09/2021
in Atualidade, Destaques, Ensaios
A A
Contacto – Renault Mégane BluedCi 115 RS Line – Mudança de… linhas

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A chegada da renovada geração do Mégane traz consigo uma nova versão RS Line que substitui a anterior GT Line. “Cola-se” ainda mais à variante desportiva RS Trophy, mas no caso desta “nossa” unidade mantém o Diesel dCi de 115 CV.

Lançado em 2016, a atual geração do Renault Mégane chegou a meio do seu ciclo de vida. Como em equipa que ganha não se mexe, a marca francesa decidiu-se por alterações de pormenor, tanto do lado de fora, como do lado de dentro, preferindo a introdução de novos níveis de equipamento e de uma versão híbrida plug-in denominada E-Tech.
Para se perceber que este é um novo Mégane, é preciso olhar para ele com atenção. À frente, os faróis passam a ostentar sempre a tecnologia LED Pure Vision, e atrás, os farolins contam com uma nova linha de díodos mais fina. Os para-choques foram igualmente alvo de pequenos retoques, tal como a grelha. Somam-se jantes redesenhadas e apêndices aerodinâmicos que fazem parte do nível de equipamento RS Line de cariz mais dinâmico que substitui o anterior GT Line.
No interior também há mudanças visíveis. O painel de instrumentos, por exemplo, é agora totalmente digital e de 10,2” (anteriormente era de 7” e tinha indicadores analógicos nos lados). O ecrã da consola central, que dá acesso ao sistema de infoentretenimento, pode ser de 7 ou 9,3” (no caso da nossa unidade), mas independentemente do escolhido, temos acesso ao sistema operativo Easy Link, compatível com Android Auto e Apple Car Play. De louvar, a manutenção de botões e comandos físicos, mais fáceis de acionar em condução, e, por fim, um novo material mais brilhante a rodear este ecrã que lhe confere um aspeto de maior qualidade.

Blue dCi chega?

A motorização em teste não é novidade. Trata-se do Blue dCi de 115 CV que, como veremos adiante, encaixa muito bem neste novo nível de equipamento RS Line.
Quando se ocupa o lugar do condutor (com excelentes bancos tipo bacquet) percebe-se, por um lado, que a qualidade poderia ser superior, tanto em materiais como em montagem, mas, por outro lado, que a posição de condução continua a ser uma das melhores do segmento.
Apesar da parafernália “sporty” que encerra este Mégane em termos de imagem, os 115 CV não fazem dele um desportivo, sobretudo porque têm de lidar com um peso de 1.391 kg que, em várias situações, acaba por se refletir negativamente nos consumos. Em autoestrada, a estabilidade direcional é boa e não é difícil manter velocidades de cruzeiro de bom nível com baixos ruídos aerodinâmicos. Claro que este 1.5 tem turbocompressor, mas o tempo de resposta é impercetível. A partir das 1.900 rpm o binário está todo disponível e o motor dura até muito perto das 4.000 rpm. Já numa estrada secundária, a solução ideal é escolher o modo Sport do sistema Multisense (existem ainda o Eco e o Conforto) para se ter boa resposta do acelerador. A direção fica um pouco mais dura e a caixa manual de velocidades parece mais rápida, mas nem por isso perde a aspereza (e pouca precisão) que denota desde o primeiro momento.
Nos pisos piores, surpreende a maneira como, mesmo com jantes de 18”, o Mégane passa sem “abanar” os passageiros, sendo apenas de lamentar o elevado ruído produzido pelo tablier e painéis do habitáculo (uma situação algo estranha e pouco habitual que acreditamos que possa ser um problema da unidade ensaiada).
Em estrada aberta rola com enorme tranquilidade, fazendo desconfiar das suas aptidões para enfrentar uma sequência de curvas mais sinuosa. Mas não. O acerto da suspensão volta a surpreender, revelando-se obediente quando o condutor escolhe a trajetória e cooperante quando é propositadamente provocado.

Related Post

Renault

Nova Renault 4L Elétrica: Carta de amor a um ícone

20/05/2025
Mais de 50% dos condutores esperam ter um carro elétrico até 2034, diz estudo

Mais rápido nem sempre é melhor. Carregamento lento pode trazer grandes vantagens para o carro elétrico

20/05/2025
Baja Bug está de regresso

Baja Bug está de regresso

20/05/2025
VW ID Buzz

Volkswagen vai mudar os nomes dos elétricos. Porquê?

20/05/2025

Texto Ricardo Carvalho
Fotos Paulo Calisto

FICHA TÉCNICA
Renault Mégane BluedCi 115 RS Line
TIPO DE MOTOR Diesel, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.461 cm3
POTÊNCIA 115 CV às 3.750 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 260 Nm às 2.000 rpm
V. MÁXIMA 190 km/h
ACELERAÇÃO 11,4 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 4,5 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 119 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 4.359 / 1.814 / 1.447 mm
PNEUS 215/50 R18
PESO 1.391 kg
BAGAGEIRA 384 l
PREÇO 32.350 €
GAMA DESDE 28.950 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 134,17 €
LANÇAMENTO Agosto de 2020

Tags: BluedCiRenault MéganeRS Line
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Renault
Atualidade

Nova Renault 4L Elétrica: Carta de amor a um ícone

by Vitor Mendes
20/05/2025
Mais de 50% dos condutores esperam ter um carro elétrico até 2034, diz estudo
Atualidade

Mais rápido nem sempre é melhor. Carregamento lento pode trazer grandes vantagens para o carro elétrico

by Vitor Mendes
20/05/2025
Baja Bug está de regresso
Atualidade

Baja Bug está de regresso

by Ricardo Carvalho
20/05/2025
Next Post
CUPRA começa a produzir o seu primeiro elétrico na Alemanha

CUPRA começa a produzir o seu primeiro elétrico na Alemanha

Maybach comemora 100 anos com duas séries especiais

Maybach comemora 100 anos com duas séries especiais

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Renault

Nova Renault 4L Elétrica: Carta de amor a um ícone

20/05/2025
Mais de 50% dos condutores esperam ter um carro elétrico até 2034, diz estudo

Mais rápido nem sempre é melhor. Carregamento lento pode trazer grandes vantagens para o carro elétrico

20/05/2025
Baja Bug está de regresso

Baja Bug está de regresso

20/05/2025
VW ID Buzz

Volkswagen vai mudar os nomes dos elétricos. Porquê?

20/05/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version