A estratégia da Dacia quase pode ser comparada à da Toyota: duas marcas que abordam o tema da eletromobilidade com prudência.
Claro que as razões são muito diferentes. Para a Toyota, não se trata de uma questão de custos finais, mas sim de oferecer o veículo certo no momento certo e não errar.
Para a Dacia, a competitividade da marca não deve ser diluída pela proliferação de veículos elétricos, que continuam a ser bastante mais caros do que os seus homólogos de combustão interna.
E a questão é ainda mais sensível para a Dacia, que está a preparar o novo Sandero, que será apresentado em 2027. No ano passado, a marca explicou que iria clarificar a sua estratégia para o famoso Sandero em 2025. O Diretor-Geral forneceu agora um esclarecimento importante.
Com as suas plataformas modulares do tipo CMF, o grupo Renault dispõe de um grau de flexibilidade que permitiu à Dacia adiar a decisão. Mas a decisão está tomada: o primeiro Sandero elétrico será lançado até ao final de 2027. Será baseado na plataforma do Renault 5.
A Dacia dispõe ainda de pouco mais de dois anos para afinar o produto, cujos protótipos continuam a ser guardados com cuidado, uma vez que nenhum exemplar saiu ainda para o ar com a sua carroçaria definitiva.
Denis Le Vot acrescenta que a Dacia vai lançar cerca de dois modelos por ano durante os próximos anos. Sinal de uma ofensiva que começou com o Jogger, prosseguiu com o Bigster e que colocará também a hibridação no centro da estratégia: além de elétrico, este Sandero será também híbrido, para não perder as dezenas de milhares de vendas que o tornaram um sucesso.
A aposta é grande para o grupo Renault, uma vez que a Dacia é um “grande” emissor de CO2, com um baixo nível de eletrificação da frota. A hibridização e o lançamento de modelos eléctricos parecem, portanto, inevitáveis se a empresa quiser manter-se no bom caminho.
Isto começará com novas versões híbridas no catálogo, nomeadamente no Duster e no Bigster, e a substituição do Duster 4×4 a gasolina por um híbrido 4×4 que beneficiará de um pequeno motor elétrico no eixo traseiro.