Concept cars da Peugeot são laboratórios de ideias - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Concept cars da Peugeot são laboratórios de ideias

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
24/04/2020
in Atualidade, Destaques
A A
Concept cars da Peugeot são laboratórios de ideias

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Para a Peugeot, um concept car não é apenas um exercício de estilo. Faz parte de uma verdadeira estratégia de marca. É uma visão apurada da sua imagem que, a longo prazo, fomenta e inspira a sua visão estética e tecnológica. É o equivalente à alta costura por oposição ao pronto a vestir no mundo da moda.


A marca francesa desenvolveu sempre os seus concept cars para serem funcionais e para que se possam conduzir, a fim de oferecer uma experiência completa, mesmo quando dinâmica.
Já há muitos anos que os concept cars da Peugeot têm dimensões realistas (arquitetura e dimensões das rodas) e estão equipados com elementos que podem ser vistos em veículos de produção.
A GÉNESE DE UM CONCEPT CAR
Para desenhar o seu futuro, é fundamental desenvolver outros setores criativos, preservando o ADN da marca.

Quando iniciam a busca de inspiração, os designers procuram sinais apurados de tendências emergentes numa ampla variedade de setores, como a arquitetura, moda, artes ou novas tendências de mobilidade. O objetivo é detetar novas expetativas e novas necessidades noutros campos, ir além do mundo automóvel, detetar novas tendências sociais, tudo em benefício dos futuros clientes. Isto aplica-se ao design exterior e interior, bem como na pesquisa de novas cores, materiais ou grafismos.

Uma vez estabelecidas as especificações (ou o a que se chama mood board), o Departamento de Design da Peugeot lança uma competição interna entre todos os designers. Alguns trabalham dia e noite, incluindo fins de semana, para tentar vencer a prestigiante competição. Uma vez definida a lista dos trabalhos selecionados, são elaborados os modelos digitais e os modelos à escala real (1:1) são esculpidos para definir os volumes e o equilíbrio geral do objeto. Depois de longas horas de deliberação e aprovação pelos mais altos responsáveis da Marca, é eleito o projeto que melhor se enquadra nas especificações iniciais. Seguem-se a digitalização 3D e conceção em CAD (Desenho Assistido por Computador) para projetar um modelo digital de elevada precisão. É então esculpido um novo modelo, mais detalhado, igualmente à escala 1:1, usado para apurar os detalhes, ajustes e superfícies e para definir a cor final do concept. O mesmo processo é seguido para a definição do interior. O projeto é depois confiado às melhores empresas de modelagem, maquete e produção de peças únicas. Estas empresas são as únicas capazes de atender às mais ínfimas necessidades e desejos de um designer.

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Um dos maiores desafios na construção de um concept car é a limitação de tempo. Muitas vezes é projetado para um grande evento, como uma feira de negócios, para ocupar um lugar de destaque, num stand de exposição; portanto, tem de ser entregue a tempo. Em menos de um ano, é necessário passar de esboços elegantes para um objeto funcional, totalmente finalizado. Embora, presentemente, as novas ferramentas digitais, como capacetes de realidade virtual ou o sistema C.A.V.E (Cave Automatic Virtual Environment) tornem a componente de design muito mais fácil, a atenção aos detalhes e o refinamento só são possíveis em objetos físicos.

Os concept cars são, também, uma oportunidade para estabelecer parcerias com PME ou artesãos que estejam na vanguarda nos respetivos setores. No caso do EXALT, foi criada uma fragrância personalizada para aprimorar a experiência ao nível do olfato, em parceria com os perfumistas da EX-NIHILO. Para o e-LEGEND, os trabalhos de carpintaria no interior, em textura de madeira “Paldao”, foram moldados pelo fabricante de armários HERVET Manufacturier. São também estabelecidas outras parcerias com marcas de referência internacional, como foi o caso da SAMSUNG para o INSTINCT ou da FOCAL para os concepts Foodtruck e FRACTAL.

LABORATÓRIOS DE IDEIAS
Os concept cars têm desempenhado um papel importante na estratégia de subida em gama da Peugeot. O seu nível tecnológico e de sofisticação são uma fonte de desenvolvimento dos veículos produzidos em série.

Os concept cars são como locomotivas; objetos que congregam todas as forças vivas da empresa, sejam as equipas de Pesquisa & Desenvolvimento, Comunicação ou Marketing. Os concept permitem que as futuras utilizações sejam exploradas em torno de uma visão comum. São vetores reais de inovação utilizados nas diferentes linhas de negócio do Groupe PSA.

Embora certos estudos de estilo tenham inspirado o desenho da carroçaria de certos produtos, deram também um grande contributo para a evolução dos interiores dos modelos produzidos em série. Através da experimentação de materiais inovadores ou de novas interfaces digitais, ou phygital (combinação do físico com o digital), simplifica e transcende a experiência de condução de cada modelo Peugeot.

Cada concept car é um verdadeiro laboratório de ideias. Alguns destes estudos foram projetados com inovações muito vanguardistas para o seu tempo. E mesmo que não tenham sido concebidos para a produção em série, muitos dos seus elementos são utilizados em produtos da gama comercial. Eis alguns exemplos:

TOUAREG: em 1996, este pequeno concept car com ar de buggy apresenta-se impulsionado por um motor elétrico alimentado por baterias com uma autonomia de 4 horas. Um pequeno motor de combustão pode aumentar a sua autonomia, funcionando como um gerador: nascia o extensor de autonomia!

MOONSTER & 4002: estes dois projetos não surgiram da imaginação dos designers da marca, mas sim de um talentoso conjunto de internautas. Fruto da sua tradição inovadora e precursora, a Peugeot foi o primeiro construtor de automóveis a lançar duas competições internacionais de design, em 2000 e 2002. O prémio consistia na produção do projeto vencedor à escala 1:1 e a sua apresentação no stand da Marca em certames internacionais. Fruto do entusiasmo de Gilles Vidal, Diretor de Design da Peugeot, a Marca lançou as “Summer Classes” em 2018. Durante um mês, 12 estudantes de design são recebidos e supervisionados no ‘Automotive Design Network’ (‘ADN’ para os insiders) de Vélizy Villacoublay. Em total imersão, este conjunto de jovens criativos tem a possibilidade de experienciar o design de 4 projetos sob a orientação de profissionais de design.

SESAME: alta arquitetura e portas laterais elétricas deslizantes para uma acessibilidade excecional. Foi a antevisão do 1007.

EX1: no ano do 2º centenário da Marca, o EX1, 100% elétrico, quebrou três recordes mundiais de aceleração e registou três novos recordes no lendário circuito de Montlhery (França), onde, em 1965, o 404 Diesel havia batido vários recordes de resistência.

SR1: definindo a renovação do estilo da Marca, os flancos do 208 Fase 1 são inspirados neste concept, no qual foi também possível ver o Peugeot i-Cockpit pela primeira vez.

ONYX: carroçaria elaborada numa combinação de fibra de carbono e cobre puro, deliberadamente deixado em bruto; interior realizado num material inovador e ecológico designado ‘Newspaper Wood’, concebido a partir de jornais usados, amontoados e comprimidos. O Onyx é animado por um V8 HDi Hybrid4 de 600 CV (mais um motor elétrico auxiliar de 80 CV) construído pela Peugeot Sport e concebido para o 908.

EXALT: a sua silhueta e o seu tablier orientaram os designers na conceção do novo 508, a berlina com uma silhueta dinâmica. O revestimento em madeira na bagageira foi utilizado na versão SW na versão limitada “First Edition”. O tecido dos bancos salpicado com ‘riscas de ténis’, inspirou os revestimentos do mais recente 3008.

QUARTZ: o tablier deste concept car foi utilizado no novo Peugeot 3008: o seu painel de instrumentos holográfico equipa agora, de série, o novo 208, assim como a denominada ‘grelha em franja’.

FRACTAL: 80% dos seus componentes são impressos em 3D: oferece uma nova experiência áudio 9.1.2 desenvolvida em parceria com a FOCAL.

INSTINTC: a aerodinâmica inteligente e a silhueta shooting brake foram o prenúncio do novo PEUGEOT 508 SW. O INSTINCT também beneficiou de uma parceria com a SAMSUNG. Pela primeira vez na história da Peugeot, o concept não foi apresentado num salão automóvel internacional, mas sim no ‘Mobile World Congress’, em Barcelona.

e-LEGEND: porque o tédio não faz parte do ADN da Marca, porque autonomia não rima com monotonia e porque a transição energética não vai diluir 120 anos de história automóvel, apresentou o e-LEGEND no Salão Automóvel de Paris de 2018. Esta excitante visão do futuro do prazer de condução toma a forma de um veículo desejável e emblemático. Ao abraçar um conceito realista e radicalmente moderno, esta projeção do futuro do automóvel glorifica os genes e a elegância da herança da Peugeot. Este concept car tornou possível modernizar a visão estratégica e editorial da Marca, consubstanciadas num filme publicitário exibido em horário nobre em canais de televisão nacionais. Adrenalina garantida.

Tags: Concept Carse-MotionOnyxPeugeot
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Novo Audi RS6 Avant já tem preço para Portugal

Novo Audi RS6 Avant já tem preço para Portugal

Marcas da SIVA lançam serviço de recolha e entrega aos clientes

Marcas da SIVA lançam serviço de recolha e entrega aos clientes

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version