Até agora, o Spring “vivia” tranquilamente no segmento A elétrico, ainda mais após a sua recente e acertada atualização. No entanto, a chegada do Leapmotor T03 deixa-o numa posição algo incómoda, pois apresenta argumentos, em matéria de autonomia, rendimento e tecnologia, superiores a um preço imbatível.
Atualmente existe no mercado uma ampla seleção de veículos elétricos, em diferentes formatos, tamanhos e preços. Uma oferta que aumenta dia após dia e que tem vindo a ajudar a consolidar a ideia de que também podem ser utilizados para viajar, desde que haja uma prévia programação metódica que nos permita recarregar energias no caminho.
Ainda assim, a cidade é o habitat natural deste tipo de veículos. E na selva urbana o tamanho importa. O preço também, porque no caso dos nossos protagonistas é difícil imaginar que tanto o Dacia Spring como o Leapmotor T03 serão o único carro lá de casa. Os mais utilizados, sem dúvida, mas fora da cidade são indefesos, principalmente o modelo romeno.
Até agora, este último vivia tranquilamente. Alvo de recente atualização, surge bastante mais apelativo. Continua a ser o mais barato do seu segmento, graças à sua versão de 45 CV, suficiente para circular pelo perímetro urbano, mas sem músculo para estradas nacionais ou autoestradas.
A variante de 65 CV deste frente a frente mitiga, em parte, essa lacuna, pois é mais resolutiva sem limitar a autonomia, já que ambas possuem a mesma bateria de 26,8 kWh de capacidade.
Um rival na “calha”
Agora, sem grandes alaridos e pelas mãos da Stellantis, aparece este T03, que sendo mais pequeno dá a sensação de ser “mais carro” em muitos aspetos, e a um preço imbatível. Um osso duro de roer para o Dacia, sem dúvida.
Para começar, é mais energético porque sob o seu pequeno capô apresenta um motor de 95 CV. Além disso, permite ir mais longe ou parar menos vezes para carregar, porque a bateria tem mais capacidade: 37,3 kWh contra os referidos 26,8 do rival. Por isso, o raio de ação com uma única carga chega aos 265 km, mais 37 do que o Spring, pelo menos segundo com os dados de homologação.
Com todos estes números em cima da mesa, o carro chinês oferece, como é lógico, um maior rendimento. E isso nota-se porque o vigor ao pisar o acelerador é mais contundente (também dispõe de maior binário), algo que fora da cidade é sempre bem-vindo.
Não é apenas uma questão de desempenho. O “feeling” e o conforto também são mais bem conseguidos. A suspensão filtra com maior eficácia, aspeto que em veículos de corte urbano parece lógico. O Spring não é tão delicado ao passar por lombas ou buracos, especialmente o eixo traseiro (de torção nos dois).
Menores são as diferenças no tato da direção, se bem que o T03 permita regular a assistência em 3 níveis. Além disso, incorpora um assistente de condução com outros tantos perfis: Standard, Sport e ECO. O Spring só contempla a opção ECO, com a qual consome menos e aconselha-se para ser mais eficiente, pois o acelerador endurece o curso até se tornar uma “pedra” ao chegar aos 100 km/h. Em caso de necessidade, a função kick-down (pisar a fundo) liberta momentaneamente as restrições eletrónicas.
A gestão do comando da caixa no T03 situa-se na coluna de direção; no Spring encontra-se na consola e adiciona a função B (de Brake), que incrementa a intensidade da travagem regenerativa. No modelo chinês também é possível gerir, mas recorrendo ao omnipresente ecrã tátil de 10” que controla tudo, na medida em que quase não há comandos físicos no habitáculo. É verdade que poderia estar colocado numa posição mais elevada, como no Dacia, mas a resolução é muito melhor e isso percebe-se, sobretudo quando se ativa a câmara de visão traseira.
Consumos idênticos
Durante o teste, o consumo médio foi de 13,9 kWh/100 km no Leapmotor, contra 13,4 no Spring. O asiático não só é mais potente, como também pesa mais 201 kg (a bateria é mais generosa). A tração é dianteira em ambos e “calçam” pneus com as mesmas medidas, embora o Spring monte travões de tambor nas rodas traseiras (discos no seu rival). Com este nível de potência num elétrico é uma aposta económica que não afeta o desempenho.
Na hora de “abastecer” as baterias, o Spring demora 4 horas numa tomada de 7 kW; para o T03, são mais 90 minutos. Em CC, este último anuncia 36 minutos a 48 kW; no Dacia é preciso pagar 600 € para carregar a 30 kW e demora 56 minutos até chegar a 80%. Um ponto a favor do Spring é disponibilizar a função V2L, que permite carregar objetos externos, como bicicletas, trotinetes, máquinas de café…
Se analisarmos o habitáculo, ambos acomodam 4 ocupantes, sendo que o espaço nos lugares traseiros é limitado nos dois. O Spring oferece apenas um centímetro extra de margem, enquanto o seu adversário é mais generoso nas cotas da largura e altura até ao grande teto panorâmico que equipa de série. Em contrapartida, cede, e muito, na capacidade da bagageira.
T03 mais “tecno”
O Leapmotor acrescenta detalhes como o travão de estacionamento elétrico (alavanca tradicional no Dacia), 3 câmaras, 5 radares e até 10 assistentes avançados ADAS. Sim, é mais avançado tecnologicamente falando, embora, curiosamente, de momento careça dos protocolos Android Auto e Apple CarPlay que o seu rival contempla, e que parecem obrigatórios nesta altura do campeonato.
Texto E. Cano
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
Dois “carrinhos” de corte eminentemente urbano. Em termos de pontos, o T03 ganha vantagem pela sua condução mais refinada, melhor desempenho e autonomia, e uma dotação tecnológica mais completa, salvo em conetividade. O Spring, após a sua última atualização, surge muito mais apetecível, continua a ser extremamente eficiente, mas agora com um concorrente de peso.
FICHA TÉCNICA
DACIA SPRING EXTREME ELECTRIC 65
TIPO DE MOTOR Elétrico, síncrono de íman permanente, dianteiro
POTÊNCIA 65 CV (48 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 113 Nm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa automática de relação única
BATERIA Iões de lítio, 26,8 kWh
AUTONOMIA (WLTP) 228 km (336 km em cidade)
TEMPO DE CARGA 5h a 7,4 kW AC (0-100%)
45 min. a 30 kW CC (20-80%)
VELOCIDADE MÁXIMA 125 km/h
ACELERAÇÃO 13,7 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 13,3 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 3.701 / 1.583 / 1.485 mm
PNEUS 165/65 R15
PESO 1.050 kg
BAGAGEIRA 288-1.004 l
PREÇO 19.900 €
GAMA DESDE 16.900 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €
LANÇAMENTO Julho de 2024
FICHA TÉCNICA
LEAPMOTOR T03
TIPO DE MOTOR Elétrico, síncrono de íman permanente
POTÊNCIA 95 CV (70 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 158 Nm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa de relação única
BATERIA Iões de lítio (NMC), 37,3 kWh
AUTONOMIA (WLTP) 265 km (395 km em cidade)
TEMPO DE CARGA 3h30 a 11 kW CA (30-80%)
36 min. a 48 kW CC (30-80%)
VELOCIDADE MÁXIMA 130 km/h
ACELERAÇÃO 12,7 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 16,3 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 3.620 / 1.652 / 1.577 mm
PNEUS 165/65 R15
PESO 1.175 kg
BAGAGEIRA 210-880 l
PREÇO 19.600 €
GAMA DESDE 19.600 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 0
LANÇAMENTO Abril de 202