Até agora, o Spring “vivia” tranquilamente no segmento A elétrico, ainda mais após a sua recente e acertada atualização. No entanto, a chegada do Leapmotor T03 deixa-o numa posição algo incómoda, pois apresenta argumentos, em matéria de autonomia, rendimento e tecnologia, superiores a um preço imbatível.
A variante de 65 CV deste frente a frente mitiga, em parte, essa lacuna, pois é mais resolutiva sem limitar a autonomia, já que ambas possuem a mesma bateria de 26,8 kWh de capacidade.
Agora, sem grandes alaridos e pelas mãos da Stellantis, aparece este T03, que sendo mais pequeno dá a sensação de ser “mais carro” em muitos aspetos, e a um preço imbatível. Um osso duro de roer para o Dacia, sem dúvida.
Durante o teste, o consumo médio foi de 13,9 kWh/100 km no Leapmotor, contra 13,4 no Spring. O asiático não só é mais potente, como também pesa mais 201 kg (a bateria é mais generosa). A tração é dianteira em ambos e “calçam” pneus com as mesmas medidas, embora o Spring monte travões de tambor nas rodas traseiras (discos no seu rival). Com este nível de potência num elétrico é uma aposta económica que não afeta o desempenho.
Na hora de “abastecer” as baterias, o Spring demora 4 horas numa tomada de 7 kW; para o T03, são mais 90 minutos. Em CC, este último anuncia 36 minutos a 48 kW; no Dacia é preciso pagar 600 € para carregar a 30 kW e demora 56 minutos até chegar a 80%. Um ponto a favor do Spring é disponibilizar a função V2L, que permite carregar objetos externos, como bicicletas, trotinetes, máquinas de café…
T03 mais “tecno”
O Leapmotor acrescenta detalhes como o travão de estacionamento elétrico (alavanca tradicional no Dacia), 3 câmaras, 5 radares e até 10 assistentes avançados ADAS. Sim, é mais avançado tecnologicamente falando, embora, curiosamente, de momento careça dos protocolos Android Auto e Apple CarPlay que o seu rival contempla, e que parecem obrigatórios nesta altura do campeonato.
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
Dois “carrinhos” de corte eminentemente urbano. Em termos de pontos, o T03 ganha vantagem pela sua condução mais refinada, melhor desempenho e autonomia, e uma dotação tecnológica mais completa, salvo em conetividade. O Spring, após a sua última atualização, surge muito mais apetecível, continua a ser extremamente eficiente, mas agora com um concorrente de peso.
FICHA TÉCNICA
DACIA SPRING EXTREME ELECTRIC 65
TIPO DE MOTOR Elétrico, síncrono de íman permanente, dianteiro
POTÊNCIA 65 CV (48 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 113 Nm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa automática de relação única
BATERIA Iões de lítio, 26,8 kWh
AUTONOMIA (WLTP) 228 km (336 km em cidade)
TEMPO DE CARGA 5h a 7,4 kW AC (0-100%)
45 min. a 30 kW CC (20-80%)
VELOCIDADE MÁXIMA 125 km/h
ACELERAÇÃO 13,7 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 13,3 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 3.701 / 1.583 / 1.485 mm
PNEUS 165/65 R15
PESO 1.050 kg
BAGAGEIRA 288-1.004 l
PREÇO 19.900 €
GAMA DESDE 16.900 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €
LANÇAMENTO Julho de 2024
FICHA TÉCNICA
LEAPMOTOR T03
TIPO DE MOTOR Elétrico, síncrono de íman permanente
POTÊNCIA 95 CV (70 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 158 Nm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa de relação única
BATERIA Iões de lítio (NMC), 37,3 kWh
AUTONOMIA (WLTP) 265 km (395 km em cidade)
TEMPO DE CARGA 3h30 a 11 kW CA (30-80%)
36 min. a 48 kW CC (30-80%)
VELOCIDADE MÁXIMA 130 km/h
ACELERAÇÃO 12,7 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 16,3 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 3.620 / 1.652 / 1.577 mm
PNEUS 165/65 R15
PESO 1.175 kg
BAGAGEIRA 210-880 l
PREÇO 19.600 €
GAMA DESDE 19.600 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 0
LANÇAMENTO Abril de 202