Citroën faz retrospetiva dos últimos 40 anos de concept cars - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Citroën faz retrospetiva dos últimos 40 anos de concept cars

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
08/04/2020
in Destaques, Galerias
A A
Citroën faz retrospetiva dos últimos 40 anos de concept cars

@ Jérome LEJEUNE @ Continental Productions


Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Em 1980, a Citroën apresentou-se no Salão Automóvel de Paris, tendo como principal atração do seu espaço, e do próprio “Mondial de l’Automobile” desse ano, um veículo invulgar e sem perspetivas de comercialização a breve trecho. Chamava-se Karin, um novo concept-car da Marca.

Desde a sua fundação em 1919, as equipas da Citroën sempre refletiram sobre o futuro do automóvel e traduziram-no em protótipos e novas ideias que foram incorporadas nos veículos da marca. Por exemplo, os monovolumes tão populares nas últimas décadas foram antevistos por veículos como o C-10, desenvolvido em forma de gota de água, inspirada no mundo da aeronáutica. Era o estudo de um automóvel compacto, económico e aerodinâmico.

O Karin, com as suas formas trapezoidais e estética piramidal sobre rodas, revelou uma visão sem precedentes sobre a evolução do automóvel para as próximas décadas. O trabalho do designer britânico Trevor Frost apresentava um habitáculo não menos inovador, com três lugares, com o condutor posicionado ao centro, podendo lidar com todas as funções do veículo a partir do volante. O seu legado está à vista em vários modelos Citroën dos anos 80 e 90, como o BX, o AX ou o XM.

Nos últimos 30 anos, a Citroën recorreu aos múltiplos concept-cars para transmitir as suas ideias sobre novos tipos de veículos e novas formas de utilização do automóvel, ou para partilhar conceitos da filosofia da Marca, como a modernidade, o conforto e a utilização inteligente da tecnologia.

Related Post

Volkswagen tem a gama PHEV mais competitiva do mercado

Volkswagen tem a gama PHEV mais competitiva do mercado

08/05/2025
TJA reforça frota com dois novos camiões elétricos MAN

TJA reforça frota com dois novos camiões elétricos MAN

08/05/2025
Nimmerstat

O escândalo da importação de veículos que abala toda a Europa

08/05/2025
Corvette de 2026 troca botões por ecrãs táteis

Corvette de 2026 troca botões por ecrãs táteis

08/05/2025

A busca por performances cada vez mais eficientes e ambientais tem sido um dos principais eixos no design dos concept-cars da Citroën, sem negligenciar aspetos como a aerodinâmica.
Em 1988, o Activa 1 trouxe à ribalta a suspensão hidrativa com sistema antipatinagem, que mais tarde equiparia tanto o Citroën XM como o Xantia.

A aerodinâmica é também um aspeto chave em concepts como o C-Metisse de 2006, elaborado num estilo arrojado e com prestações dignas de um desportivo, com consumos moderados, graças ao seu baixo peso e à sua motorização eficiente.

Esta linha foi seguida, no mundo virtual, pelo GTbyCitroën, uma proposta dotada de um design poderoso e robusto, projetado para otimizar a performance e a estabilidade no videogame “Gran Turismo 5”.

Em 2010, a Citroën apresentou os concept-cars Revolte e Survolt para romper preconceitos sobre a falta de emoção na mobilidade elétrica, apostando em veículos elétricos plug-in e híbridos com um design atraente e de elevado desempenho

Nesta linha, o CXperience Concept de 2016 acrescenta à velocidade máxima, à potência e ao prazer da condução a filosofia do programa Citroën Advanced Comfort, combinando uma silhueta ousada e tecnologias de vanguarda num ambiente luminoso e num isolamento sensorial dos ocupantes que buscam o maior bem-estar.

Através dos concept-car, a Marca também abordou aspetos como o lazer, as grandes viagens e a liberdade. Propostas como o Citroën C-Buggy, apresentado em 2008, o Tubik, inspirado no furgão Type H de 1948 e projetado para devorar quilómetros em total conforto, ou o Cactus M de 2015, expoente de um espírito outdoor que busca evasão, liberdade e bem-estar, são alguns exemplos que alcançam a máxima expressão no SpaceTour Riper Ripp Concept, uma autocaravana compacta, sólida e extraordinariamente prática.

No que toca à sua visão sobre o futuro do automóvel, a Citroën aponta decisivamente para a eletrificação e para o conforto.

Já em 2000, o Osmose antecipara tendências como o carsharing ou a possibilidade de se reservar, através de um smartphone, um veículo para cumprir um determinado percurso, além de incorporar ecrãs sensíveis ao toque, sistemas de câmara traseira, ecrãs com informações de trânsito e hibridização com modo 100% elétrico.

Mais recentemente, o Ami One Concept de 2019, embrião do mais recente lançamento da Marca, ofereceu uma nova alternativa de mobilidade urbana, apostando no carsharing, na condução autónoma e na conectividade. Por seu turno, o 19_19 Concept, destinado a viagens e deslocações mais longas, adota uma abordagem absolutamente inovadora em matéria de autonomia, conforto e performance.

À semelhança do que foi realizado nos últimos 40 anos, os concept-cars da Citroën marcaram sempre a forte personalidade de uma Marca que sempre se mostrou moderna, atual e dirigida para o futuro.

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Volkswagen tem a gama PHEV mais competitiva do mercado
Atualidade

Volkswagen tem a gama PHEV mais competitiva do mercado

by Ricardo Carvalho
08/05/2025
TJA reforça frota com dois novos camiões elétricos MAN
Comerciais e Pesados

TJA reforça frota com dois novos camiões elétricos MAN

by Ricardo Carvalho
08/05/2025
Nimmerstat
Atualidade

O escândalo da importação de veículos que abala toda a Europa

by Ricardo Carvalho
08/05/2025
Next Post
Teste – CUPRA ATECA 2.0 TSI 300 CV 4DRIVE DSG7 – Baile de debutantes

Teste - CUPRA ATECA 2.0 TSI 300 CV 4DRIVE DSG7 - Baile de debutantes

Novos Renault Clio e Captur Bi-fuel já têm preço

Novos Renault Clio e Captur Bi-fuel já têm preço

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Volkswagen tem a gama PHEV mais competitiva do mercado

Volkswagen tem a gama PHEV mais competitiva do mercado

08/05/2025
TJA reforça frota com dois novos camiões elétricos MAN

TJA reforça frota com dois novos camiões elétricos MAN

08/05/2025
Nimmerstat

O escândalo da importação de veículos que abala toda a Europa

08/05/2025
Corvette de 2026 troca botões por ecrãs táteis

Corvette de 2026 troca botões por ecrãs táteis

08/05/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version