É um Citroën que desafia tudo o que sabemos sobre carros pequenos, mas representa igualmente a primeira incursão da Decathlon no mundo das quatro rodas.
O novo protótipo ELO chega para virar do avesso a ideia de carro urbano, elétrico e familiar, onde nem tudo o que parece é.
4,10m por fora, um T2 por dentro
A primeira ilusão de ótica do ELO é a sua dimensão. Com apenas 4,10 metros de comprimento (praticamente um ë-C3), ele é um modelo à medida das cidades. Mas abra as portas (que, pasme-se, abrem em direções opostas, sem pilares no meio!) e a magia do espaço acontece. A arquitetura 100% elétrica, com motor no eixo traseiro, permite criar uma área mais desafogada do que em muitos modelos de segmento maior.
O truque? O banco do motorista está no centro, à frente, como num McLaren F1 das massas. Isso não só oferece uma visibilidade de 180º digna de cockpit de caça, mas liberta um corredor central que transforma o habitáculo numa sala de estar modular O banco do condutor gira 360 graus. Pode virar-se para conversar com os de trás, para trabalhar ou para admirar a vista pela janela panorâmica.

E aqui vem a maior surpresa, este ‘petit’ pode acomodar até seis pessoas. Como? Com dois bancos extras que saem magicamente debaixo dos bancos traseiros. A Citroën chama-lhe “modularidade exemplar”. Nós chamamos de “obra-prima da engenharia criativa”.
O Carro-TRANSFORMER
O nome ELO não é um acaso. É um acrônimo para REST (Descanso), PLAY (Lazer), WORK (Trabalho). E ele entrega cada uma dessas promessas com a desenvoltura de um mágico tirando coelhos da cartola.
REST (Descanso): Em 10 minutos, o ELO vira um mini hotel. A bagageira esconde dois colchões insufláveis de alta tecnologia (feitos com material da Decathlon). Com um compressor integrado, eles enchem-se sozinhos. As luzes traseiras viram abajures. E abrindo o teto traseiro, você tem um cinema sob as estrelas, perfeito para uma noite de streaming no parque.
PLAY (Lazer): Aqui a parceria com a Decathlon brilha. Os bancos traseiros são removíveis e viram cadeiras de piquenique. Há ganchos para prender um toldo lateral, criando uma varanda instantânea. As superfícies planas sobre os para-lamas são feitas para apoiar copos e pratos. E o compressor de ar também serve para encher boias e pneus de bicicleta. É um acampamento-base com zero complicações.
WORK (Trabalho): O banco central giratório vira uma cadeira de escritório. Uma tábua retrátil vira mesa para o laptop. E o painel de instrumentos, um ecrã transparente que parece flutuar no para-brisas, pode exibir suas videoconferências. O teletrabalho nunca teve um cenário tão inspirador (e com tanta luz natural).
Tecnologia que fala
Ou seja, a Citroën não inovou sozinha. Trouxe para a festa dois parceiros de peso que compartilham sua filosofia “faça você mesmo, mas faça divertido”.
A Decathlon emprestou sua expertise em design para atividades ao ar livre, resultando em soluções práticas, duráveis e incrivelmente simples.
Já a Goodyear desenvolveu pneus inteligentes para o ELO. Eles monitorizam pressão e desgaste em tempo real e têm até um LED na jante que fica verde se estiver tudo ok, ou vermelho se precisar de ar. Tecnologia que fala, literalmente.

















