Citroën conta noventa anos de histórias dos seus segmentos C - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Citroën conta noventa anos de histórias dos seus segmentos C

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
18/08/2020
in Atualidade, Destaques
A A
Citroën conta noventa anos de histórias dos seus segmentos C

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

O segmento C é o mais importante do mercado europeu. Trata-se de uma categoria tradicionalmente dominada por berlinas médias, um tipo de veículo em que a Citroën nunca deixou de inovar e apostar, com uma estética e um desempenho únicos.

Uma vocação de rutura da Marca que perdura há mais de 10 gerações de modelos históricos.
Esta tradição nasceu com o espírito inovador do próprio André Citroën no C4 de 1928, e prosseguiu com a estética única dos Ami 6 e Ami 8 desenhados por Flaminio Bertoni. Nos anos 70, o conforto e o excecional comportamento em estrada dos GS e GSA estabeleceram uma nova referência, reforçada pelo visual moderno e tecnológico do BX nos anos 80 e pela fiabilidade do ZX nos anos 90. No século XXI, a Citroën soube marcar a diferença com a habitabilidade do Xsara, a polivalência e a tecnologia dos C4 de 2004 e de 2010 e a personalidade única dos C4 Cactus. Uma trajetória que alcança agora uma nova etapa com os novos Citroën C4 e Citroën ë-C4, que encarnam o espírito e os elementos que tornaram única esta grande família de automóveis.

Citroën C4 – 1928
Apresentado em 1928, o primeiro Citroën C4 deu início à tradição das berlinas compactas da Marca. Confortável e elegante, foi produzido em larga escala, totalizando mais de 243.000 unidades. Na sua época, destacou-se pelo seu comportamento em estrada e pela sua fiabilidade, tendo sido, por isso, dotado do sistema semilagarta Kegresse para integrar o Grupo Pamir da Expedição Cruzeiro Amarelo.

Citroën Ami 6 e Ami 8
Lançado em 1961, o Ami 6 demarcou-se pelo seu design atípico, da autoria de Flaminio Bertoni. O seu peculiar óculo traseiro invertido permitiu combinar habitabilidade e uma bagageira espaçosa num formato de dimensões compactas, a que adicionava ainda um nível excecional de conforto para o seu segmento. Em 1969, surgiu o Ami 8 como uma versão modernizada do Ami 6, com uma linha de tejadilho mais suave. A produção total do Ami 6 e do Ami 8 alcançou 882 mil unidades a nível mundial.


Citroën GS e GSA
Apresentado em 1970 e eleito Carro do Ano na Europa em 1971, o GS foi elogiado pelo público e pela imprensa devido ao seu nível de conforto digno de uma limusine, design aerodinâmico e elegante, e aos controlos interiores revolucionários para a época, altamente ergonómicos e extremamente acessíveis. Graças, sobretudo, à sua suspensão hidropneumática que lhe oferecia o conforto de tapete voador, tornou-se rapidamente no modelo mais confortável da sua categoria. O GSA, uma versão redesenhada e modernizada do GS original, possuía uma quinta porta traseira para facilitar as operações de carga e descarga da bagageira. Entre o GS e o GSA, foram vendidas 1.994.000 unidades das respetivas versões berlina.
Citroën BX

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Apresentado em 1982 junto à Torre Eiffel, em Paris, o Citroën BX adotou um estilo moderno e original e destacou-se pelo seu conforto e excelente desempenho dinâmico. Dispunha de versões de alto desempenho, como o BX GTi 16 V, que podia alcançar uma velocidade máxima de 220 km/h. Desenhado por Marcello Gandini, o BX foi mais um Citroën à frente no seu tempo, tanto em matéria de mecânica como de design e ergonomia.

Citroën ZX
Lançado em 1991, o ZX impunha-se sobre a concorrência pelo seu comportamento dinâmico, principalmente graças ao seu eixo traseiro autodirecional que anulava a inércia do trem traseiro em curva, ao seu conforto de suspensão e à sua habitabilidade, ao combinar um interior amplo com dimensões compactas. Foram vendidas mais de 2.465.000 unidades das suas diferentes versões berlina de 3 e 5 portas, sem esquecer a versão berlina de 4 portas exclusiva para o mercado chinês.

Citroën Xsara

Apresentado em 1997 e acompanhado de uma campanha de lançamento associada à top model Claudia Schiffer, o Citroën Xsara foi um marco importante na história da marca no mercado europeu, tendo liderado as tabelas de vendas em alguns países. Evidenciou-se graças aos seus equipamentos de segurança, à versatilidade e ao conforto numa elegante carroçaria de “2 volumes e meio” tipicamente Citroën. No conjunto das duas versões de carroçaria – berlina de 5 portas e Coupé de 3 portas – foram vendidas 1.343.000 unidades.

Citroën C4 (Gerações 2004 e 2010)

A geração de 2004 do Citroën C4 exprimiu a ousadia da Marca em termos de design e tecnologia. Inovador e moderno, foi comercializado em diferentes carroçarias: 5 portas, 4 portas e um Coupé de 3 portas muito original, com o óculo traseiro dividido em duas secções separadas por um apêndice aerodinâmico. Além do tabliê e da instrumentação de conceção futurista, foram estreadas neste modelo inúmeras inovações ao serviço do conforto, com destaque para o volante de centro fixo, os faróis de xénon direcionais ou o sistema de alerta de saída involuntária de faixa.

A segunda geração do C4, lançada em 2010, estava disponível em versões de 5 portas e 4 portas, sendo esta última para mercados fora da europa. Representou o melhor compromisso do segmento graças ao conforto inigualável combinado com uma forte componente de equipamentos tecnológicos, um design elegante e motorizações eficientes.

As gerações C4 de 2004 e 2010 representam toda a versatilidade que se poderia esperar numa berlina compacta. Em termos comerciais, as duas gerações totalizaram mais 2.941.000 unidades vendidas.

Citroën C4 Cactus

Apresentado em 2014, o C4 Cactus é uma afirmação de inovação e ousadia, uma verdadeira alternativa às berlinas compactas clássicas. A sua filosofia permite, de facto, uma abordagem diferente: um design robusto, fluido e orgânico, pontilhado com elementos gráficos funcionais, como os Airbump® ou as proteções nos guarda-lamas, um habitáculo espaçoso e tecnológico e um elevado nível de conforto. O fator conforto foi a “arma secreta” da segunda geração do C4 Cactus, lançada em 2018, cujos padrões de conforto foram reforçados por importantes inovações: por um lado, a suspensão com Batentes Hidráulicos Progressivos® – que proporcionam uma nova abordagem à sensação de viajar num tapete voador – e, por outro lado, os Bancos Advanced Comfort que acolhem os ocupantes num ambiente suave e tranquilo, num verdadeiro convite para viajar. Com mais de 440 mil unidades vendidas até ao momento, o C4 Cactus inaugurou o atual conceito de design Citroën e permanecerá na história da Marca reunindo todos os elementos que fazem um modelo 100% Citroën.

Novos Citroën C4 e ë-C4
Os novos Citroën C4 e ë-C4 propõem uma nova forma de encarar as berlinas, com referências, estéticas e técnicas, a modelos clássicos da Marca, como o Citroen GS. O resultado consiste num automóvel que combina a elegância e o dinamismo que caracterizam as berlinas com a versatilidade e o espírito de aventura dos SUV.
A nova geração do C4 torna-se embaixadora, ao melhor nível, do programa exclusivo “Citroen Advanced Comfort”, ao conjugar inovações como os Bancos Advanced Comfort ou a suspensão com Batentes Hidráulicos Progressivos® com o silêncio e a fluidez da mobilidade elétrica, no caso do Citroën ë-C4. Na vertente tecnológica, este novo modelo possui 20 sistemas de ajuda à condução, incluindo o “Highway Driver Assist” (condução autónoma de nível 2) e “head up display”, uma referência em conforto visual
No campo da personalização, o novo Citroën C4 permite escolher entre 31 combinações exteriores diferentes, com 7 cores de carroçaria, 5 packs de cores e 5 ambientes interiores.

  • William CROZES @ PLANIMONTEUR
  • Copyright William CROZES @ Continental Productions
Tags: AMIC4XsaraZX
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Hyundai dá 8 dicas para otimizar a autonomia de um automóvel elétrico

Hyundai dá 8 dicas para otimizar a autonomia de um automóvel elétrico

Nissan e-NV200 leva energia às praias do Algarve

Nissan e-NV200 leva energia às praias do Algarve

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version