A BYD não quer perder tempo e já começou a realizar testes com baterias de estado sólido.
De acordo com o fabricante chinês, a nova tecnologia poderá permitir uma autonomia de até 1.875 quilómetros, de acordo com o ciclo chinês CLTC. Espera-se que o primeiro veículo de produção com esta tecnologia seja lançado no final da década.
A revelação foi feita durante a edição de 2025 da Cimeira de Inovação e Desenvolvimento de Baterias de Estado Sólido da China. No evento, o diretor técnico da divisão de baterias da BYD, Sun Huajun, afirmou que já estão a ser testados nas ruas veículos equipados com baterias de estado sólido, embora não tenha especificado o modelo concreto.
Embora tenha havido especulações de que seria o SEAL, o fabricante chinês negou essa possibilidade, afirmando que ainda não há nenhum modelo pronto para estrear esta tecnologia.
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Estas baterias têm uma densidade energética de 400 Wh/kg (quase o dobro do que oferecem as baterias convencionais de iões de lítio atuais) e, de acordo com a imprensa chinesa, conseguiram atingir uma autonomia de 1.500 quilómetros com apenas 12 minutos de recarga. Este valor corresponde a 80% da carga total, o que permite estimar uma autonomia potencial de até 1.875 km. Em equivalência com o ciclo americano EPA, mais rigoroso, o alcance aproximar-se-ia dos 1.300 km.
Como já dissemos várias vezes, a tecnologia de baterias de estado sólido é considerada um dos principais avanços para viabilizar a próxima geração de veículos elétricos. Substituem o eletrólito líquido por um material sólido, o que se traduz em maior segurança, maior densidade energética e possibilidade de recarga mais rápida. A BYD começou a investigar neste campo há mais de uma década e, em 2024, já tinha testado células com uma capacidade de 20 e 60 Ah.
Segundo Sun Huajun, os testes com veículos serão concluídos em 2027. A produção será limitada entre 2027 e 2029, com uma expansão prevista para 2030. A BYD também declarou que, até ao final da década, espera que o custo das baterias de estado sólido se equipare ao das atuais baterias de iões de lítio.
A estratégia da BYD segue uma corrida mundial para desenvolver baterias mais eficientes. Vários fabricantes anunciaram planos semelhantes. A Nissan, por exemplo, declarou recentemente através do seu diretor de planeamento de produtos para a Europa, Christop Ambland, que pretende lançar o seu primeiro modelo com baterias de estado sólido em 2028. Outras marcas como CATL, Mercedes-Benz, Volkswagen e Stellantis também estão a desenvolver projetos semelhantes.
Além das novas baterias, a BYD tem vindo a expandir o seu portfólio global com veículos de baixo custo, como o Seagull (chamado Dolphin Surf na Europa), e já ultrapassou a Tesla em matrículas mensais de veículos elétricos na Europa e no Reino Unido.