Botões físicos mais fáceis de utilizar que ecrãs táteis, diz estudo - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Botões físicos mais fáceis de utilizar que ecrãs táteis, diz estudo

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
21/08/2022
in Atualidade, Destaques
A A
Botões físicos mais fáceis de utilizar que ecrãs táteis, diz estudo

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A digitalização chegou ao automóvel para ficar. Os denominados ecrãs táteis estão a invadir os painéis de bordo dos carros modernos, em número e em dimensões cada vez maiores; e com cada vez mais funções associadas.

O que se discute agora é de que forma interferem na segurança. Haverá só vantagens na tecnologia que está a ditar o desaparecimento dos botões físicos dos habitáculos dos carros que conduzimos todos os dias?
De acordo com um estudo recente, os ecrãs táteis atrasam os tempos de reação por parte dos condutores, obrigam a desviar a atenção da estrada e podem gerar acidentes.

Sabemos que atividades simples, como comer ou falar com os passageiros, são foco de distração para o condutor, mas os especialistas estão atualmente mais preocupados com os efeitos da digitalização a bordo e como prejudica a capacidade de detetar situações de perigo ao volante.

A publicação sueca, Vi Bilägare, realizou um estudo comparativo com 11 modelos novos de diferentes marcas e um veículo do ano de 2005. Os testes dinâmicos visavam perceber quanto tempo demorava o condutor a realizar quatro tarefas simples, como ligar a climatização ou trocar de emissora de rádio, em linha reta e a uma velocidade constante de 110 km/h.

Related Post

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Os resultados são esclarecedores, com franca vantagem para o modelo “analógico”, Volvo V70 com mais de quinze anos. Naquele automóvel o condutor necessitou de 10 segundos e 300 metros para concluir as quatro tarefas propostas.
Com registo aproximado só Dacia Sandero (13,5 segundos) e Volvo C40 (13,7 segundos), modelos que dispõem de ecrãs táteis ainda “não tão sobrecarregados de funções”.

Na lista constam ainda BMW iX (30,4 segundos), Hyundai Ioniq 5 (26,7), Nissan Qashqai (25,1), Seat Leon (29,3), Tesla Model 3 (23,5) e VW ID.3 (25,7).

Tags: EcrEcrãs TáteisEStudo
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Restyling do Tesla Model S e X está pronto
Atualidade

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?
Atualidade

O que muda no BMW XM para 2025?

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver
Atualidade

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

by Ricardo Carvalho
14/06/2025
Next Post
Lamborghini Urus ganha versão ainda mais desportiva

Lamborghini Urus ganha versão ainda mais desportiva

Edição de setembro da Carros & Motores chega dia 24 às bancas

Edição de setembro da Carros & Motores chega dia 24 às bancas

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Restyling do Tesla Model S e X está pronto

Restyling do Tesla Model S e X está pronto

14/06/2025
O que muda no BMW XM para 2025?

O que muda no BMW XM para 2025?

14/06/2025
Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

Alfa Romeo e Maserati vão trabalhar juntas para sobreviver

14/06/2025
GTI

Afinal o primeiro GTi elétrico é o Peugeot 208

13/06/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA DS Automobiles Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version