É oficial: a BMW está prestes a fazer a maior revolução desde os tempos do polémico design “Bangle” dos anos 2000. E a mudança vai muito além dos motores elétricos.
Depois do iX3, será a vez da nova geração da Série 3, que chegará em versões elétricas e com motores de combustão interna (embora em modelos distintos). Seguir-se-á um facelift radical da Série 5, lançada apenas em 2023, mas que já está a ser atualizada com novos para-choques, faróis e uma possível modernização do interior, incluindo o sistema Panoramic iDrive.
Apesar das mudanças estéticas, a Série 5 manterá a plataforma CLAR e a gama de motores atuais, incluindo o potente V8 híbrido plug-in do M5.
Design Uniforme em Toda a Gama
Adrian van Hooydonk, diretor de design do Grupo BMW, sublinhou a importância de garantir que todos os modelos da marca partilhem uma identidade visual coerente e moderna.
“Vamos assegurar que a linguagem de design que estamos a desenvolver – e que será apresentada este ano em Munique – será aplicada em toda a gama de produtos, sem deixar nenhum modelo para trás”, afirmou. “Não faria sentido termos um tipo de BMW ‘novo’ e outro ‘clássico’. Vamos mudar a imagem da marca BMW.”
Apesar da uniformidade estética, cada modelo manterá características únicas. “Haverá um parentesco visual, mas cada carro terá a sua própria personalidade”, garantiu van Hooydonk.
Renovação Rápida nos Próximos Anos
A transição para o novo design será rápida: entre dois a três anos para a maioria dos modelos, segundo o diretor de design, ou até três anos e meio, de acordo com Bernd Körber, responsável pelo desenvolvimento de produtos da BMW.
Esta aceleração reflete não só a evolução tecnológica, mas também a crescente procura por inovação por parte dos consumidores. “A sociedade está mais aberta à mudança, e nós estamos a acompanhar esse ritmo”, explicou van Hooydonk.
Com a Neue Klasse, a BMW prepara-se para uma transformação visual sem precedentes, prometendo carros mais modernos e tecnológicos – uma revolução que começa já este ano.